#novembroazuloficial            #novembroazul


ARTIGOS


Soybean silage and sugarcane tops silage on Lamb Performance - Silagem de soja e silagem de ponta de cana no desempenho de cordeiros

Autores
Josiane Aparecida de Lima, Ivana Lícia de Campos Gavioli e Cristina Maria Pacheco Barbosa

Resumo

Avaliou-se o desempenho de ovinos alimentados com dietas compostas por silagens de ponta de cana (Saccharum offi cinarum) e de soja (Glycine max). Utilizaram-se 24 cordeiros da raça Morada Nova, com idade média de 75 dias e peso vivo médio inicial de 16,98kg. Avaliaram-se as dietas: T1=20% silagem de ponta de cana + 80% de concentrado; T2=20% silagem de ponta de cana + 30% silagem de soja + 50% de concentrado; T3=20% silagem de ponta de cana + 60% silagem de soja + 20% de concentrado. O delineamento foi em blocos casualizados, com oito repetições, sendo cada animal uma repetição. Avaliaramse os consumos de matéria seca, matéria orgânica e matéria mineral; proteína bruta; extrato etéreo; fi bra em detergente neutro e em detergente ácido; ganho de peso e conversão e efi ciência alimentar. Os ganhos de peso total e diário, a conversão e a eficiência alimentar foram semelhantes, com valores médios de 7,9kg animal-1; 133,3g animal-1 dia-1; 6,2 e 0,17; respectivamente.
Dietas compostas por silagem de ponta de cana enriquecidas com silagem de soja + concentrado proporcionam maior consumo de nutrientes em relação às dietas compostas somente pela silagem de ponta de cana + concentrado. Silagem de ponta de cana suplementada com concentrado proteico ou com silagem de soja e menor participação de concentrado resulta em ganhos de peso, conversão e eficiência alimentar semelhantes.

Palavras-chave: consumo, conversão alimentar, ganho de peso,

 

Íntegra (PDF)

Veja todos os artigos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir