Diagnóstico da produção de leite no município de Pejuçara-RS

  • L. Stella Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Porto Alegre, RS,
  • C. A. Stella Universidade Federal de Santa Maria, Faculdade de Administração, Santa Maria, RS
  • B. C. K. Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Porto Alegre, RS
Palavras-chave: bovinos, extensão rural, produtores, sucessão rural

Resumo

 A pesquisa teve por objetivo analisar a produção de leite bovino em diferentes níveis produtivos no município de Pejuçara-RS. Utilizou-se a metodologia de amostragem semiestratificada, não probabilística e de população finita. A pesquisa foi realizada com 35 produtores (90% de intervalo de confiança e 10% de margem de erro). As propriedades foram agrupadas em três estratos de produção: de 0 a 200 litros/dia; de 201 a 500 litros/dia; e acima de 501 litros/dia. A maioria dos produtores de leite possuem idade superior a 50 anos e mais de 20 anos de experiência nessa atividade.  Do total apenas 7 produtores possuíam menos de 40 anos de idade. Os sistemas de produção são semi-intensivos, onde os animais são criados em pastagem cultivada e recebem ração e silagem de milho após as ordenhas. Esse sistema, atrelados a boa genética dos animais e o adequado manejo sanitário, promove uma adequada produção de leite animal/dia. Grande parte da renda do município de Pejuçara é oriunda da atividade leiteira, com isso o trabalho de extensão serve de apoio na tomada de decisão visando melhorias nos pontos críticos e o aprimoramento nos pontos positivos nas diversas propriedades do município.

Referências

BEN-HUR, D.; MONTOYA, M. A.; PASQUAL, C. A.; FINAMORE, E. B. O perfil dos produtores de leite, o processo de sucessão e a renda bruta no Rio Grande do Sul: análise do Corede Produção. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 20, 2014. https://doi.org/10.5335/rtee.v20i42.4476

CONTERATO, M. A.; GAZZOLA, M.; SCNEIDER, S. A dinâmica agrícola do desenvolvimento da agricultura familiar no Alto Uruguai, RS: suas metamorfoses e reações locais. In: TONNEAU, P.; SABOURIN, E. Agricultura familiar, interação entre políticas públicas e desenvolvimento local. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2007.

DÜRR, J. W.; CARVALHO, M. P.; SANTOS, M. V. O compromisso com a qualidade do leite no Brasil. Passo Fundo: UPF, 2004. p. 38–56.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Resultado dos dados preliminares do Censo – 2017. 2017. Disponível em: www.ibge.gov.br/> Acesso em: 10 ago. 2019.

LIMA, J. M.; BASSO, D. Diversidade de sistemas de produção no arranjo produtivo local do leite na região fronteira noroeste do Rio Grande do Sul. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 1, n. 1, 2018. Anais..., 2018.

MINITAB. M initab Release 16: StatGuide. Pensilvânia: Minitab, 2016.

RAMOS, J. E. S.; COSTA BORBA, M.; MELO, A. P. Transmissão de preços pagos aos produtores de leite nos estados brasileiros de maior produção com foco no estado bahiano no período de dez anos. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, v. 5, p. 3-26, 2018.

SCHNEIDER, S.; NIEDERLE, P.A. “Resistance strategies and diversification of rural livelihoods: the construction of autonomy among Brazilian family farmers. Journal of Peasant Studies, v. 37, p. 379-405, 2010.

ZAGONEL, T. R.; TRENNPOHL, D.; AMARAL, V. R.; BRUMANN, L. L.; BAGGIO, D. K. A cadeia produtiva do leite: discussões sobre a crise do setor lácteo na região celeiro do Estado do Rio Grande do Sul. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, p. 191-205, 2016.

Publicado
27-12-2019
Como Citar
Stella, L., Stella, C., & K. Gomes, B. (2019). Diagnóstico da produção de leite no município de Pejuçara-RS. Boletim De Indústria Animal, 76, 1-6. https://doi.org/10.17523/bia.2019.v76.e1463
Seção
SISTEMA DE PRODUÇÃO E AGRONEGÓCIOS