#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


EVENTOS


II Encontro Técnico sobre Leguminosas Forrageiras

Data: 24 de abril de 2008

Local: Instituto de Zootecnia – Nova Odessa/SP

Coordenação: PqCs Valdinei Tadeu Paulino e Márcia Atauri Cardelli de Lucena

Resumo
De acordo com a comissão organizadora, composta pelos pesquisadores Valdinei Tadeu Paulino, Marcia Atauri Cardelli de Lucena, Luciana Gerdes, Maria Tereza Colozza o tema, relevante para produção e alimentação animal, visa debater como proporcionar sustentabilidade e melhoria da qualidade do sistema de produção animal.

>>>>> FICHA DE INSCRIÇÃO <<<<<<
 
Evento:Encontro Técnico sobre Leguminosas Forrageiras

Local: Instituto de Zootecnia – Nova Odessa/SP

Data: 24 de abril de 2008

Coordenação: PqCs Valdinei Tadeu Paulino e Márcia Atauri Cardelli de Lucena

 
Contato: eventos@iz.sp.gov.br ou telefone/fax (19) 3466-9413

Número de vagas: 240

 
 

TAXA DE INSCRIÇÃO:

Público geral

50,00

Estudantes

25,00

Funcionários da APTA, CATI

isentos

  

Programa

 
8:00-8:45 - Inscrições

8:45-9:00 - Abertura

9:00-9:45 - Sustentabilidade de pastagens consorciadas com ênfase em leguminosas herbáceas, arbustivas e arbóreas – Dr. Valdinei Tadeu Paulino –IZ/APTA

9:45-10:00 - Debate

10:00-10:30 - Intervalo para café

10:30-11:15 - Registro e proteção de novos cultivares – Dr. José Neumar Francelino - Coordenador de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura – MAPA/Brasilia

11:15-11:30 - Debate

11:30-12:15 - Produção animal de pastagens exclusivas vs. Pastagens consorciadas - Dr. Alexandre Barcellos – CPAC/EMBRAPA

12:15-12:30 - Debate

12:30-14:00 - Almoço

FÓRUM - Leguminosas em agrossistemas – Desafios e Perspectivas

14:00-15:00 - Avanços no melhoramento genético de leguminosas – Drs. José Alfredo Usberti – IAC/APTA, José Neumar Francelino – Coordenador de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura - MAPA/Brasília; Dr. Paulo Bardauil Alcântara - pesquisador científico em forragicultura e pastagens, diretor geral do IZ/APTA;

15:00-15:15 - Debate

15:15-16:00 - Integração Lavoura-Pecuária - Dr. Paulo Guerra – Cooperativa Agroindustrial - Cofercatu, Porecatu-PR, Gustavo de Rezende – APTA/Colina, Roberto Molinari Peres - APTA/S.J.R.Preto

16:00-16:15 - Debates

16:15-16:30 - Intervalo para café

16:30-17:30 - Avanços no manejo de pastagens consorciadas: Drs. Sila Carneiro da Silva, ESALQ/USP, Joaquim Carlos Werner, IZ/APTA, Alexandre Barcellos, CPAC/EMBRAPA

17:30-17:45 - Debates

 

Forma de pagamento:

Depósito bancário à FUNDAG,

No banco do Banco Brasil -Agência 3360-X – c.c. nº 13742-1 – Contrato: 549

Enviar comprovante do depósito bancário e ficha de inscrição através do fax (19) 3466-9413

Instituto de Zootecnia/CCTC

Rua Heitor Penteado, 56

Fone/fax: (19) 3466-9413

13.460-000 – Nova Odessa/SP

E-mail: eventos@iz.sp.gov.br

www.iz.sp.gov.br

 

 
Mini curriculo dos palestrantes:
 
1 - Valdinei Tadeu Paulino - Concluiu o doutorado em Agronomia, pela Universidade de São Paulo em 1990. É especialista em Pastagens Tropicais, atua como Pesquisador Científico junto ao Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa/SP. Desenvolve pesquisas e tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em forragicultura, fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas forrageiras, manejo de pastagens, recuperação de pastagens degradadas. Possui graduação em Processamento de Dados e Pós-doutorado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras/MG.

2 - José Neumar Francelino – Engenheiro Agrônomo- Coordenador de Sementes e Mudas do Departamento de Fiscalização de Insumos agrícolas do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Brasília, DF.

3 - Alexandre de Oliveira Barcellos - Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. atuando principalmente na área de utilização de leguminosas forrageiras.

4 - Jose Alfredo Usberti Filho - possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1968) , doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) [Esalq] pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Agronomy And Range Science pela University of California - Berkeley (1978) . Atualmente é Pesquisador-científico do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Panicum maximum, Genetic variability, Sexuality, Ecotypic differentiation, Populations.

5 - Paulo Bardauil Alcântara - Graduado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1974) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981). Atualmente é pesquisador científico - Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Diretor Técnico de Departamento do Instituto de Zootecnia. Possui experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Pastagem e Forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: forrageiras, gramíneas, capim elefante e avaliação de plantas forrageiras.

6 - Paulo Roberto de Guerra Carvalho - Graduado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1973). Gerente de Assistência Técnica da Cofercatu, Porecatu-PR.

7 - Gustavo de Rezende Siqueira - Concluiu o mestrado em Zootecnia (Produção Animal) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2005. Cursa doutorado em Zootecnia(Produção Animal) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 2005. Atualmente é Bolsista de Doutorado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens.

8 - Roberto Molinari Peres - Graduado em Agronomia e mestrado em Zootecnia. Iniciou a carreira de pesquisador no IZ em 1981. Atualmente é pesquisador nível V da APTA-Pólos na UPD de Mirassol que integra o Pólo Regional Centro-Norte em Pindorama. Coordena Trabalho com Integração Lavoura e Pecuária que teve o apoio da Fundação AGRISUS e é integrado ao Grupo SP-Direto da APTA.

9 -  Sila Carneiro da Silva: Concluiu o doutorado em Pasture Agronomy - Massey University em 1994. Atualmente é Professor Associado (MS-5) da Universidade de São Paulo. Atua na Área de Zootecnia, com ênfase em ecofisiologia de plantas forrageiras e ecologia do pastejo. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ecofisiologia de plantas forrageiras, ecologia do pastejo, morfogênese, manejo do pastejo, produção animal em pastagens, sistemas de produção animal em pastagens, IAF, interceptação de luz e acúmulo de forragem.

10 - Joaquim Carlos Werner - possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1961) , mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Pasture Management And Fertility pela University of Florida (1979) . Atualmente é PESQUISADOR CIENTIFICO NIVEL VI do Instituto de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Pastagem e Forragicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Adubacao Com Potassio e Boro, Calagem e Adubacão Fosfatada, Nutricão de Estilosantes.

 

 

 

Veja todos os eventos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir