NOTÍCIAS


13/05/2015

Secretaria realiza reranking para identificar animais Senepol que mantêm eficiência alimentar

O Instituto de Zootecnia avaliou e selecionou os animais Senepol que estarão em leilão

Com o crescimento que a raça Senepol vem atingindo no País, pecuaristas buscam ferramentas para avaliar e selecionar animais realmente eficientes, valorizando e promovendo o crescimento da raça. Desta forma, parcerias entre criadores e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), levarão resultados para a pista com o Leilão de Reprodutores, embriões e Doadoras e Matrizes Senepol 3G Weekend, de 13 a 16 de maio, em Barretos (SP). As pesquisas para avaliação dos animais da raça Senepol 3G foram realizadas no Centro Avançado de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ, em Sertãozinho (SP), através do teste de eficiência alimentar e possível reranking de animais da raça Senepol, que identifica animais eficientes em idade adulta.

Diversos estudos têm sido conduzidos com o propósito de identificar animais mais eficientes em relação ao aproveitamento dos nutrientes dos alimentos utilizando o Consumo Alimentar Residual (CAR), que é uma medida de eficiência alimentar fundamentada na diferença entre o Consumo de Matéria Seca (CMS) observado e o CMS predito.

O objetivo desta reavaliação, denominada “reranking”, será a reclassificação dos machos nas mesmas condições do primeiro teste. Há indícios de que o ranking dos animais avaliados pode ser alterado com o passar do tempo. As informações sobre “reranking” vão aumentar a compreensão e consistência sobre o CAR da raça Senepol, podendo oferecer uma oportunidade para a seleção de animais que mantêm a eficiência alimentar em idade mais avançada.

O criatório Senepol 3G, parceiro do IZ, “por meio do estudo realizado no Centro de Pesquisa, apresentará ao mercado touros cuidadosamente selecionados que oferecerão eficiência, precocidade e qualidade ao plantel”, destaca a diretora do IZ, pesquisadora Renata Branco Arnandes.

Durante o período do teste, André Lasmar Guimarães, mestrando do IZ, detalha que outras características de grande interesse foram determinadas, “como a avaliação de carcaça por ultrassonografia, relacionando área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e de gordura da garupa com as características de eficiência alimentar”, assim como, tributos morfológicos que são primordiais, para identificar animais equilibrados e harmônicos, com características que tem alta correlação com o ganho de peso, dentre elas a altura da garupa, o perímetro torácico e o comprimento corporal.

“Fertilidade e precocidade também foram mensuradas, através da determinação do perímetro escrotal, que é uma característica reprodutiva importante. Tudo visando oferecer ao mercado os melhores exemplares da raça”, ressalta Renata.

"Reranking" – Os machos são reavaliados por mais 70 dias, com as mesmas condições do primeiro teste. O objetivo foi reclassificar os machos quanto ao CAR, e as informações vão aumentar a compreensão e a consistência sobre o CAR em animais da raça Senepol, podendo oferecer uma oportunidade para a seleção de animais que mantêm a eficiência alimentar em idade mais avançada.

O resultado obtido mostrou uma diferença surpreendente na avaliação do CAR. “Cerca de 71% dos animais que fizeram o reranking mantiveram sua classe de CAR, mostrando que os animais podem ser eficientes ao longo de toda sua vida, mesmo na fase adulta”, afirma o mestrando.

O proprietário do plantel Senepol 3G, ressalta a importância do "reranking" como tecnologia inovadora para avaliação, considerando que é mais uma importante ferramenta difundida pelo IZ para selecionar os melhores animais do rebanho e melhorar cada vez mais a produção de carne de forma mais econômica, criando maior competitividade no cenário mundial.

Nos quatro dias de evento ocorrerão palestras de profissionais convidados. A diretora do IZ ministrará palestra no dia 15, às 10 horas, sobre “Eficiência alimentar em bovinos de corte – resultados Teste de Performance IZ/3G 2015”, trabalho fundamentado nos resultados alcançados com o "reranking" da raça Senepol.


Lisley Silvério (MTb 26.194
Jornalista – Assessora de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br 
www.iz.sp.gov.br
www.facebook.com/institutodezootecnia 



Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir