02/12/2015

Workshop sobre clima mundial é realizado pelo Instituto de Zootecnia

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Bovinos de Leite do Instituto de Zootecnia, realizou um workshop sobre o clima mundial, no dia 26 de novembro de 2015, para simular as negociações da Conferência Climática que ocorrerá com a participação dos países na COP-21, que acontece até o dia 8 de dezembro de 2015, em Paris.

Os participantes fizeram um trabalho científico sobre as mudanças climáticas, usando como ferramenta um simulador computacional interativo que reproduz as decisões dos representantes das diversas nações do mundo impactam o sistema climático global.

Estas decisões se relacionam com as emissões de gases de efeito estufa, desmatamento, reflorestação, florestação, fundo de financiamento e investimento para a mitigação e adaptação as mudanças climáticas.

Professores universitários, pesquisadores científicos, membros de Organizações Não-governamentais, engenheiros ambientais representantes de empresas privadas, câmara de vereadores e prefeituras, estudantes de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e funcionários do corpo técnico do Instituto de Zootecnia participaram do treinamento.

Na opinião do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o evento contribuiu para os capacitar entendimento das dinâmicas que emergem com as negociações das nações em busca de um acordo global sobre as mudanças climáticas e desenvolver uma compreensão mais profunda de como enfrentá-las. “Isto é importante para formular pesquisas que buscam soluções para a resiliência da produção animal aos impactos das mudanças climáticas, fazendo com que a agricultura caminhe em sintonia com o meio ambiente, atendendo as diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, disse.