#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


21/03/2016

Pesquisadores do Instituto de Zootecnia participaram do XIVº Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA

Pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Dra. Carla Cachoni Pizzolante e Doutorando José Evandro de Moraes participaram do XIVº Congresso de Produção e Comercialização de Ovos realizado pela Associação Paulista de Avicultura – APA entre os dias 15 a 17 de março.

O congresso ocorreu
nas dependências do Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP - CCRP, e teve como objetivo criar oportunidades de apresentar, debater e compartilhar informações sobre todas as etapas de produção de ovos visando a segurança do consumidor.

Os pesquisadores da Instituição marcaram presença com a exposição de três trabalhos; o primeiro intitulado
“Unidades Haugh de ovos de poedeiras leves alimentadas com rações contendo alimentos alternativos durante o armazenamento” que teve como objetivo obter informações sobre o uso de alimentos alternativos e seus efeitos na qualidade de ovos. A inclusão de alimentos alternativos, isolados ou associados, permitiu manter a qualidade de ovos. O trabalho intitulado “Alterações morfológicas de frangas marrons em fase de recria recebendo aditivos funcionais em substituição a antimicrobianos
procurou obter informações sobre a ação de aditivos funcionais na morfologia de aves poedeiras em crescimento e a inclusão destes não influenciou as características das vísceras de frangas marrons em fase de recria, com exceção do comprimento do duodeno que apresentou maiores valores para o tratamento com adição de antimicrobiano. O último trabalho “Desempenho de frangas marrons em fase de recria recebendo aditivos funcionais em substituição a antimicrobianos” faz parte da dissertação do mestre em Produção Animal Sustentável (IZ-Nova Odessa), Sadala Mehesen Cruz Tfaile, orientado da Dra. Pizzolante. De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que a utilização de aditivos funcionais em substituição a antimicrobianos na dieta das frangas marrons em fase de recria não influenciou os resultados de desempenho.

Para Dra. Pizzolante 
o uso de alimentos alternativos pode não só viabilizar, mas racionalizar o uso de diferentes fontes alimentares que poderiam ser descartadas, destacando a atividade avícola como elo importante com outras cadeias produtivas com objetivo comum de ampliar a sustentabilidade no setor agropecuário de nosso Estado.
De acordo com o pesquisador Moraes o conhecimento sobre aspectos importantes da anatomia de aves jovens em desenvolvimento quando as mesmas utilizam aditivos funcionais são de grande interesse, pois existem muitos antimicrobianos que não podem mais ser utilizados na avicultura. Ainda segundo o autor, com o crescimento de mercado existe novas buscas por métodos alternativos que atendam aquele nicho da população que está em busca de alimentos saudáveis, onde as boas práticas de manejo o bem-estar dos animais e das pessoas estejam em sintonia.

Os pesquisadores relataram que os assuntos discutidos neste congresso foram relacionados a políticas públicas e reorganização de mercado; saúde das aves e prevenção da entrada de doenças. 
Outra temática importante que foi discutida nos três dias de congresso foi a ampliação significativa do mercado de produtos orgânicos aliados a boas práticas de produção e bem-estar animal.

Para a Diretora Geral Renata Helena Branco Arnandes “a participação dos pesquisadores no evento marca a retomada após treze anos das atividades de pesquisa em avicultura no Instituto de Zootecnia”.

Pizzolante é Doutora e Mestre em Zootecnia (Nutrição Animal Monogástrico), pela Universidade Federal de Lavras e graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é pesquisadora do IZ na área de avicultura e docente no Programa de Pós - Graduação em Produção Animal Sustentável na própria Instituição. Para mais informações sobre a pesquisadora acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778916J3
Moraes é Doutorando em Epidemiologia Experimental Aplicada a Zoonoses, Mestre em Produção Animal Sustentável, pelo Instituto de Zootecnia e graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Conheça um pouco em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298434J6

Para conferir os artigos na íntegra acesse o site do IZ.

Pesquisadora Carla Cachoni Pizzolante

Pesquisador José Evandro de Moraes

Aluno da Pós-Graduação do IZ - Sadala Mehesen Cruz Tfaile

Serviços:
Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento
Fone: 3466 - 9817
Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)
CP 60 | CEP 13460-000
www.iz.sp.gov.br


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir