NOTÍCIAS


13/05/2016

Instituto de Zootecnia finaliza teste de eficiência alimentar em animais da raça Senepol

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte, do Instituto de Zootecnia (IZ), finalizou, no dia 3 de maio, o teste de eficiência alimentar dos animais da raça Senepol. O objetivo do teste é identificar animais mais eficientes na utilização dos alimentos e outras características de interesse importantes para o melhoramento da raça.

Foram classificados 74 animais de 11 a 13 meses de idade pertencentes aos criatórios 3G, Nova Vida, Liberdade e CNE, quanto ao Consumo Alimentar Residual (CAR) e medidas corporais, ultrassom de carcaça e características reprodutivas.

O teste de eficiência alimentar consistiu em dois períodos. No primeiro teste, os animais (machos e femeas) foram avaliados por 100 dias, e no segundo período, os machos foram avaliados por mais 70 dias.

De acordo com a diretora do IZ, Renata Branco Arnandes, os animais de ambos sexos obtiveram no primeiro período de teste ganho médio diário de 1,1 e 1,6 kg/dia respectivamente, resultado maior que o esperado, mostrando que a raça Senepol tem grande potencial para ganho de peso. “No período de avaliação, as fêmeas consumiram em média 10,7 kg e os machos 7,6 kg de matéria seca para ganhar um quilo de peso corporal”, disse.

Os resultados obtidos no teste apontaram grande variabilidade na raça Senepol. O CAR das fêmeas variou de -1,6 a 1,8 kg de matéria seca por dia. “Os animais que tiveram Consumo Alimentar Residual negativo foram mais eficientes, pois o consumo de matéria seca foi menor para mantença e ganho de peso em relação à média do grupo de contemporâneos; e nos machos, a variação do CAR foi de -2,5 a 1,5 kg de matéria seca por dia”, disse a diretora do IZ.

O índice de musculosidade foi em média de 0,15 cm2/kg de peso corporal nas fêmeas e nos machos, e o índice de acabamento de 6,4 e 5,0 mm de espessura de gordura nas fêmeas e machos, respectivamente, obtidos por ultrassonografia. O aumento da eficiência alimentar é de extrema importância, pela diminuição da quantidade de alimento consumido por cada quilo de carne produzido, sem comprometer as características de desempenho, reprodução e carcaça. Diante dos benefícios econômicos, a identificação de animais para eficiência alimentar é um parâmetro para ser incluído em índices de melhoramento genético de bovinos de corte.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a raça Senepol é uma excelente opção para acabamento de animais a pasto, e garantiu o empenho dos pesquisadores da Pasta no fomento do agronegócio paulista. “O nosso Instituto de Zootecnia trabalha para criar pesquisas e inovações tecnológicas para que os pecuaristas possam agregar valor e melhorar a produtividade. Essa é uma determinação do governador Geraldo Alckmin”, disse o secretário Arnaldo Jardim.

O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte fica localizado na Rodovia Carlos Tonanni, km 94, em Sertãozinho, São Paulo.

Senepol 3G Weekend
O assessor parlamentar do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Murilo Hermogenes Cruz, representou o secretário Arnaldo Jardim, no Senepol 3G Weekend, realizado em Barretos, no dia 13 de maio. O evento foi realizado na Fazenda Santa Inês, em Barretos (SP), de 11 a 13 de maio e contou com quatro grandes leilões, que levaram para os animais avaliados pelo IZ, além de uma programação de palestras com informações que auxiliarão os participantes em como ser mais eficiente dentro do agronegócio.

O criatório Senepol 3G, “traz ao mercado touros cuidadosamente selecionados para oferecer eficiência, precocidade e qualidade ao seu plantel”, destacou Renata Branco.

A diretora do IZ ministrou uma palestra, no dia 13, sobre a “Importância da Avaliação e Seleção na Produção de Bovinos de Corte".

Por Paulo Prendes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067 - 0069

Mais Informações:
Tatiana Kawakami
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Rua Heitor Penteado, 56.
CEP: 13460-000, Nova Odessa - São Paulo – Brasil
(19) 3476 - 9804
imprensa@iz.sp.gov.br 
www.iz.sp.gov.br



Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir