NOTÍCIAS


07/07/2016

Sistemas Integrados de Produção na Agropecuária é enfoque de dia de campo no IZ

São cinco estações experimentais para demonstrar os sistemas, englobando áreas agrícola, pecuária e florestal.

A sustentabilidade de sistemas agropecuários é de grande importância para combater a fome no mundo. Por isso, buscar a eficiência, maximizar o uso da terra e dos meios de produção e, ainda diversificar a renda do produtor rural são pontos altamente relevantes nos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Para difundir as técnicas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), realizará no dia 9 de julho, das 8 às 13 horas, o “Dia de Campo Sistemas Integrados”. O encontro será no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nutrição Animal e Pastagens, na sede do IZ em Nova Odessa (SP).

O Dia de Campo demonstrará a importância e a dinâmica dos sistemas integrados na área agrícola, pecuária e florestal, por meio do uso do sistema de plantio direto e de práticas de manejo da pastagem. Os participantes passarão por cinco estações demonstrativas em áreas experimentais do IZ com sistemas integrados.

Sistemas Integrados - pecuária e florestaNa primeira estação, a pesquisadora Alessandra Aparecida Giacomini, coordenadora do projeto Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), abordará o sistema Silvipastoril de mogno-africano com capim-marandu.

Na segunda estação, o tema será o consórcio de milho safrinha e capim-ruziziensis com doses de nitrogênio, pela pesquisadora Karina Batista, coordenadora do projeto Fundação Agrisus.

Na terceira e quarta estações, a pesquisadora Luciana Gerdes, coordenadora do projeto Fapesp, falará sobre o consórcio de leguminosa macrotiloma e capim-marandu, e o pesquisador Waldssimiler Teixeira de Mattos, curador do banco de Germoplasma do IZ, apresentará a importância do banco de germoplasma de forrageiras do IZ para os sistemas integrados.

Na última estação, o pesquisador Enilson Geraldo Ribeiro abordará o “Programa Leite Mais”, de extrema importância para a cadeia de produção de leite.

Karina Batista enfatiza que para viabilizar o uso dos Sistemas Integrados é necessário a divulgação técnica adequada e os estudos constantes. “O encontro permitirá a divulgação de práticas sustentáveis para produtores, pecuaristas, estudantes e técnicos, fundamentadas nas observações dos projetos de pesquisa em sistemas integrados, desenvolvidos pelos pesquisadores do Instituto de Zootecnia”, destaca.

De acordo com a pesquisadora, é importante lembrar que nos sistemas integrados uma atividade completa a outra, atingindo a eficiência e a rentabilidade, sendo sustentável e ecologicamente corretos. “O Sistema busca a melhoria na gestão de toda área da propriedade, melhorando o rendimento do produtor”, enfatiza.

Representatividade

De acordo com os dados da revista Ciência Agronômica (UFC), de 2010 e 2012, o Sistema Integrado de Produção Agropecuária (SIPA), está presente em 25 milhões de quilômetros quadrados, e é responsável por aproximadamente 50% da produção de alimentos no mundo – 65% dos bovinos, 75% do leite e 55% dos cordeiros nos países em desenvolvimento. Por essa representatividade, ele é considerado vital para a segurança alimentar em âmbito global. Além do seu papel na produção de alimentos, esse sistema é a base da produção dos países em desenvolvimento, onde dois bilhões de pessoas são sustentadas por esse modelo de produção.

Mais informações sobre o dia de campo pelo (19) 3466-9455 e eventos@iz.sp.gov.br . O IZ fica na rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP).

 

Por Lisley Silvério
Mais informações
Assessoria de Comunicação

Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
www.iz.sp.gov.br
Fone: (19) 3466.9400
lisley@iz.sp.gov.br




Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir