#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


19/09/2017

Laboratório de Reprodução Animal do IZ de Sertãozinho terá instalações renovadas

O laboratório de reprodução do Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia, em Sertãozinho, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está sendo reformado para ampliar a sustentabilidade das pesquisas realizadas. As novas instalações deverão funcionar a partir de outubro de 2017. “A reforma trará sustentabilidade, maior garantia para a continuidade da pesquisa”, afirmou o pesquisador do IZ, Fabio Morato Monteiro, responsável pelo laboratório.

Anteriormente utilizado para a realização de experimentos pontuais, o espaço está sendo adequado para englobar todo o trabalho voltado à reprodução animal do instituto, que tem como foco a qualidade de sêmen criopreservado e estudos referentes à puberdade da raça Nelore, visando agilizar a reprodução. “Há linhas de pesquisa que buscam entender melhor a fisiologia do Nelore, que é um animal mais tardio e busca alternativas para antecipar a reprodução”, explicou o pesquisador do IZ.

De acordo com Monteiro, a proximidade entre as instalações e o espaço onde se realiza a lida dos animais é um dos grandes diferenciais das atividades de pesquisa em reprodução do Instituto.  “Essa proximidade com o campo é muito interessante, porque permite uma rápida coleta dos materiais dos animais que ficam contidos no tronco, instalado ao lado do laboratório. E a reforma do espaço é necessária para garantir o isolamento de salas utilizadas para o trabalho com sêmen e embriões”, explicou.

No local, haverá ainda a sala de sanidade, utilizada para a realização de exames de brucelose e tuberculose; sala de trabalhos rotineiros, como andrologia e ultrassom, e coleta de sêmen e material para crioperservação. Numa área isolada funcionarão as salas limpas, para a realização de atividades de fertilização in vitro, com equipamentos para o trabalho com embriões.

O pesquisador explica que além dos equipamentos que já fazem parte do acervo do laboratório, também foram solicitados no Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As propostas respondem ao edital de R$ 120 milhões exclusivo para os 20 institutos estaduais de pesquisa, cujo resultado deverá ser divulgado em outubro.

Para a diretora do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, a melhoria na infraestrutura do laboratório de reprodução resulta do trabalho integrado entre os órgãos da Pasta. “A reforma permitirá que as pesquisas sejam conduzidas com maior agilidade e também que um número maior de pesquisas sejam realizadas”, disse.

“A nova estrutura do laboratório permitirá aprimorar os trabalhos realizados no laboratório com foco na fertilização, com aprofundamento na análise conservação e composição do sêmen, bem como as atividades rotineiras de sanidade. Estamos seguindo as diretrizes do governador Geraldo Alckmin ao colocar a pesquisa a serviço do setor produtivo”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

Por: Paloma Minke (SAA)


Lisley Silvério (MTb 26.194)
Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP

Fone: (19) 3476-9841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir