02/10/2017

IZ prorroga até 5/10 as inscrições para 7º Encontro Científico de Produção Animal Sustentável

O 7º Encontro Científico de Produção Animal Sustentável (ECPAS) está com as inscrições prorrogadas até dia 5 de outubro para submissão dos resumos. O evento promovido pelo Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo,será realizado em Campinas (SP), no auditório do Instituto Agronômico (IAC), dias 8 e 9 de novembro de 2017. O ECPAS é aberto a alunos, professores, pesquisadores, produtores rurais e interessados pelo assunto. Juntamente ao Ecpas 2017, ocorrerá o evento do Agropolo com o 9º Workshop em Bioeconomia “Pecuária de Baixo Carbono”, realizado pelo IZ e Instituto Biológico (IB).

O Encontro terá como tema central “Pecuária de Baixo Carbono”, assunto diretamente relacionado com a produção animal sustentável, enfoque do curso de mestrado do IZ. O IZ já tem desenvolvido projetos de pesquisa voltados para a produção animal de corte e de leite, considerando a demanda por estabelecimento de sistemas sustentáveis de produção como Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).

O coordenador do ECPAS, pesquisador Ricardo Lopes Dias da Costa explica que os interessados podem enviar resumos das áreas de Forragicultura e Pastagens, Genética e Melhoramento, Produção de Ruminantes, Produção de não ruminantes, Reprodução e Sanidade, Comportamento, Bem-estar e Ambiência.

Além das palestras, haverá a apresentação de trabalhos científicos na forma de pôster. O melhor trabalho de cada área será escolhido por uma comissão julgadora e premiado no final do evento. Os resumos enviados serão disponibilizados nos Anais do VII ECPAS, no formato online e em CD.

Já o 9º Workshop, realizado este ano pelo IZ e IB, é parte do Projeto de Políticas Públicas em Bioeconomia (PPPBio), conduzido pelo Agropolo e apoiado pela FAPESP, cujo objetivo é, através de uma série de workshops, produzir um roadmap das pesquisas necessárias para o desenvolvimento dos diferentes setores da bioeconomia, produzindo riqueza para a região e para o país.

O objetivo das palestras é mostrar um panorama atual dos temas e discutir “gargalos” a serem superados para se obter uma pecuária de baixo carbono – balanço negativo de emissões a curto (2017 a 2025), médio (2025 a 2035) e longo (2035 a 2050) prazos.

Informações sobre programação, inscrição e as normas para o envio dos resumos acesse https://goo.gl/yBSjFx

Agropolo Campinas-Brasil

O Agropolo Campinas-Brasil é uma plataforma interinstitucional, fundamentada no conceito da inovação colaborativa, que tem por objetivo desenvolver projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável. As atividades visam à pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, com extensão às outras instituições de pesquisa e empresas com sede nas regiões de Campinas e de Montpellier.

Participam do Agropolo Campinas-Brasil, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de Campinas, Unicamp, Techno Park Campinas – Associtech e Associação Agropolis International.

Sobre a PG/IZ – O curso de mestrado, 'Produção Animal Sustentável', possui três linhas de pesquisa direcionadas para profissionais das áreas de zootecnia, medicina veterinária, agronomia, biologia, bioquímica e outras afins, para proporcionar conhecimentos com vistas à produtividade animal, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades. Mais informações sobre o curso de PG pelo (19) 3476-0964 e email pgiz@iz.sp.gov.br

Por Lisley Silvério (MTb 26194)
Assessora de Imprensa
lisley@iz.sp.gov.br