O Instituto de Zootecnia torna pública a abertura de inscrições para candidatura de uma bolsa Jovem Pesquisador na área de Genômica Estrutural, Funcional e Comparativa de Bovinos, a ser desenvolvido no Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia (IZ), em Sertãozinho/SP. A data limite para as inscrições é até 2 de agosto de 2018. Há uma vaga para a bolsa.
A missão do Instituto de Zootecnia é desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal, buscando inovações tecnológicas para promover a produtividade, qualidade e diversidade da produção.
Nós procuramos por um Jovem Pesquisador interessado em trabalhar em desenvolver um projeto de pesquisa que se enquadre no tema “Identificação de biomarcadores moleculares para eficiência alimentar, termotolerância e resistência a ectoparasitas em Caracu”. A bolsa, com duração de 24 meses, será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP - Processo: 2017/50339-5). O candidato selecionado receberá uma Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP no valor de R $ 8.152,20 mensais e isenta de imposto de renda. O projeto Jovem Pesquisador selecionado, revisado por pares, poderá receber um Auxilio Pesquisa, conforme descrito em http://fapesp.br/4521.
1. Resumo da posição e experiência requerida
O candidato deve ter doutorado em Genética e Melhoramento animal ou áreas afins, com experiência em Genômica de bovinos de corte. O candidato deverá desenvolver um projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com outros pesquisadores do instituto no desenvolvimento de projetos na instituição-sede, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.
2. Para a referida vaga é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:
2.1. Possuir doutorado em Genética e Melhoramento Animal ou áreas afins;
2.2. Possuir Pós-doutorado em Genômica Animal (mínimo de 24 meses);
2.3. Experiência internacional com desenvolvimento de projeto de pesquisa no exterior (mínimo de 6 meses);
2.4. Experiência comprovada em:
2.4.1. Genômica Estrutural, Genômica Funcional e Genômica Comparativa;
2.4.2. Utilização de ferramentas de biologia molecular e genômicas para estudos em animais;
2.4.3. Processamento e análises de dados genômicos;
2.4.4. Identificação e caracterização de genes associados com características de interesse econômico em animais;
2.4.5. Orientação/coorientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado.
2.5. Habilidade de trabalhar de forma independentemente e em colaboração em um grupo de pesquisa multidisciplinar;
2.6. Conhecimento profundo da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação;
2.7. Apresentar expressiva produção científica em revistas internacionais de alto impacto na área de Genômica.
3. Os documentos para inscrição são:
3.1. Súmula curricular nos modelos da FAPESP (máximo de 4 páginas – http://www.fapesp.br/5266);
3.2. Carta de motivação evidenciando os pré-requisitos exigidos (máximo de 200 palavras);
3.3. Três cartas de recomendação;
3.4. Proposta de pesquisa relevante para o tema proposto (máximo de 300 palavras).
O currículo dos candidatos, com experiência comprovada nos tópicos descritos acima, e a proposta de pesquisa apresentada, são elementos-chave no processo de seleção. Os documentos deverão ser enviados eletronicamente (em um único PDF) para a comissão avaliadora, pelo e-mail pdip@iz.sp.gov.br, com o título “Jovem Pesquisador”. Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o referido edital, entrar em contato com a pesquisadora responsável através do e-mail pdip@iz.sp.gov.br. O candidato receberá um e-mail informando se foi pré-selecionado até 10/08/2018. Os candidatos pré-selecionados deverão submeter um projeto de pesquisa completo para pdip@iz.sp.gov.br e a decisão final será postada em http://www.iz.sp.gov.br/ pela comissão avaliadora.