#novembroazuloficial            #novembroazul


NOTÍCIAS


24/06/2019

Senar - Profissionais da bovinocultura de leite discutem novas estratégias para treinamento dos produtores

O objetivo é estruturar novos temas para oferecer aos produtores cursos técnicos que melhor atendam suas necessidades na produção leiteira.

Para atualização técnica e elaboração de novos temas dos projetos técnicos do Serviço Nacional Rural (Senar-AR/SP) na área de bovinocultura de leite, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), unidade de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), foi sede do encontro de 13 profissionais, durante dois dias, 13 e 14 de junho, em Nova Odessa (SP).

Coordenado pelo Senar, a reunião contou com profissionais das instituições Senar, IZ, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Embrapa, Faesp, Unesp, Unimar, Sebrae e produtores. Muitos são integrantes do projeto “Mais Leite Mais Renda” da Secretaria de Agricultura.

Flavia Gimenes, diretora substituta do IZ, abriu a reunião e disse que o IZ está de portas abertas para parcerias em treinamentos com os produtores, já que possui estrutura que atende aos cursos. “O Instituto está bem em sintonia com as necessidades do produtor rural e esta oportunidade é muito importante para estarmos integrados com o Senar na realização desses treinamentos”, afirmou.

Segundo Teodoro Miranda Neto, chefe adjunto da formação profissional do Senar, o objetivo é estruturar novos temas para oferecer aos produtores cursos técnicos que melhor atendam suas necessidades na produção leiteira. “Por isso, reunimos a experiência deste grupo de pesquisadores, instrutores, professores e produtores para este fórum de discussão que estruturará os próximos treinamentos”, destaca.

Vander Bastos, da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), disse que a reunião atendeu a proposta de atualização e renovação da grade de cursos da pecuária leiteira do Senar, como manejo de vacas e bezerras, qualidade do leite, bem-estar animal, boas práticas, melhoramento genético e nutrição.

“Saímos com um pacote completo para aos cursos e agora podemos partir para próxima etapa do projeto que será entrar em contato com os especialistas de cada área que ministrará os cursos e desenvolver o conteúdo detalhado”, detalhou Carlos Figueiredo Pantoja, professor da Unesp.

O pesquisador do IZ, Luiz Carlos Roma Júnior, destacou que os estudos do IZ contribuíram bastante para as propostas de atualização dos cursos, “com sugestões atuais de áreas que está em pesquisa no IZ”.

Teodoro enfatiza que o grupo de trabalho gerou ótimos resultados, conseguindo concluir em dois dias a proposta que será encaminhada ao Senar para aplicar as atualizações sugeridas para os próximos cursos.

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: 
(19) 3476-0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir