#novembroazuloficial            #novembroazul


NOTÍCIAS


29/07/2019

Bolsistas dos Institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresentarão projetos no 13º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica 2019

O Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) está centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento científico


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), participará do 13º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2019, que este ano está sob a coordenação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), e será realizado no auditório do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP). Serão 164 bolsistas, sendo 126 trabalhos em pôsteres e 38 trabalhos orais. O Instituto de Zootecnia apresentará 13 trabalhos, dez pôsteres e três orais.


O objetivo principal do congresso é apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculados às instituições participantes.

 

O CIIC 2019 é uma realização conjunta dos Institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) – Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e da Apta Regional, e da Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Territorial. A Comissão Organizadora é formada por representantes dessas instituições.


Para o diretor geral do IZ, Luiz Marques da Silva Ayroza, é uma satisfação para a Instituição apresentar 13 trabalhos científicos. “Isso colabora muito para a formação de novos recursos humanos para a pesquisa, e esses bolsistas contribuem com a produção científica dos pesquisadores, atuando nos Centros Temáticos do IZ”, afirma.


“Ao desenvolver as atividades de iniciação científica, o bolsista terá o domínio de métodos gerais e específicos de investigação na análise e atuação do conhecimento acadêmico-profissional”, enfatiza Ayroza.


Segundo a pesquisadora do IZ Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, presidente do Comitê de Iniciação Científica do IZ, as atividades despertam as vocações científicas e estimulam o envolvimento dos estudantes de graduação nos projetos, contribuindo para o preparo profissional. “O contato com as áreas de pesquisa científica e tecnológica capacita e instiga o aluno a prosseguir os estudos em programas de pós-graduação stricto sensu.”


Dentre os 13 trabalhos dos bolsistas do IZ, três foram selecionados para apresentação oral. No dia 30 serão apresentados dois trabalhos do Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte e no dia 31 um trabalho do Centro de Pesquisa de Nutrição animal e Pastagens. Os outros 10 trabalhos serão apresentados pelos bolsistas em pôsteres.


O projeto “Implicações econômicas do consumo e eficiência alimentar em bovinos Nelore” do aluno Bruno Ignacio Giménez Irún, orientado pela pesquisadora Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo e desenvolvido em colaboração com os pesquisadores Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, doutora em Melhoramento Genético, Augusto Hauber Gameiro, doutor em Economia Aplicada e Gustavo Lineu Sartorello, doutorando em Nutrição e Produção Animal.


O projeto “Relação entre consumo alimentar residual na pré e pós desmama em bezerros Nelore”, da aluna Flávia Cristina Bis, é orientado pela pesquisadora Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, em colaboração com as mestres Luana Lelis Souza e Danielly Fernanda Broleze e a Camila Delveaux Araújo Batalha, doutora em Ciência Animal e Pastagens.


No dia 31, o projeto que será apresentado é sobre “Produção de forragem de híbridos de Brachiaria em relação ao capim Marandu”, realizado no Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagens pela bolsista Thaís Scorsato Galvin, orientada do pesquisador Waldssimiler Teixeira de Mattos, em colaboração com Letícia Batista Lacerda, e as alunas de mestrados do IZ Jaqueline Silva Colanigo e Stela Soares Zamboin.


O Congresso tem a parceria do CNPq e o apoio da Fundag, Fundepag e Cambridge University Press. Os Anais do evento serão disponibilizados no site do CIIC 2019 com os resumos expandidos e resumos simples.


Por Lisley Silvério

Assessoria de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Fone: (19) 3476-0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br 


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir