NOTÍCIAS


06/10/2020

Instituto de Zootecnia participa do 5º episódio do

Sistemas integrados de produção, novas tecnologias e processos produtivos sustentáveis fazem parte da nova realidade do agronegócio, assunto que  será debatido  no encontro online desta quarta-feira  (7/10)

 

Como tornar os processos produtivos da cadeia do agronegócio cada vez mais sustentáveis? Quais os sistemas, inovações e tecnologias que já existem e vêm sendo aplicados no dia a dia do setor? Estas são algumas perguntas que pautarão o encontro online, “Caminhos do Agro SP”, organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), que busca interagir com a sociedade a partir das ações e difusão científica desenvolvidas por seus Institutos de Pesquisas. Neste episódio o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), participará abordando os Sistemas Integrados de Produção Agropecuário. A live ocorrerá nesta quarta-feira (7/10), às 18h30, pelo Youtube.

O evento será conduzido pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, e contará com a presença do Ex-ministro e Professor Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV; Guillermo Carvajal, Líder de Sustentabilidade para a América Latina da Syngenta, e João José Assumpção de Abreu Demarchi, pesquisador científico do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), atuando em sistemas integrados de produção animal; além das áreas de gerenciamento de recursos hídricos; gestão e educação socioambiental e políticas públicas.

Para Demarchi a “produção sustentável”, mesmo que com um cerne de utopia, é um destino que deve ser perseguido de forma incondicional. É necessária uma visão integrada, holística e sistêmica, diálogo aberto, autocrítica, construção compartilhada ou colaborativa, educação ambiental, inteligência coletiva. O IZ tem feito sua parte, e “há também a necessidade de termos a consciência que a preservação ambiental é um grande processo de extensão rural, valorizando o produtor rural numa paisagem única entre o rural e o urbano”.

O quinto episódio exibirá uma reportagem feita na empresa Agronegócios Picolini, situada em Cordeirópolis (SP). A propriedade conta com um sistema de tratamento de efluentes de suínos e aproveitamento dos dejetos para a produção de crisântemos e café, além de reaproveitamento de água de chuva. Trata-se de um exemplo de produção sustentável, que transforma passivos ambientais em ativos financeiros.

O Sistema foi desenvolvido pelo Instituto de Zootecnia, em parceria com a empresa JL Tecnologia Ambiental (JLTec). Na propriedade há um protótipo de sistema de tratamento de efluentes de suínos e valoração dos coprodutos – água de reuso, sólidos para compostagem e lodo flotado –, gerados no tratamento de 16 mil litros de efluentes por hora de 200 matrizes suínas, da granja Paraíso, da Picolini.

Participa da reportagem o produtor Mateus Raymundo de Oliveira falando como surgiu, os resultados, como se dá o reuso da água, de dejetos e a aplicação como fertilizantes orgânicos, a viabilidade econômica e o foco na sustentabilidade, a pesquisadora e coordenadora do projeto, Simone Raymundo de Oliveira que falará do Sistema, rentabilidade e a pesquisa no estado de São Paulo, e o zootecnista e proprietário da JL Tecnologia Ambiental, João Luciano da Silva que abordará sobre o passivo ambiental e a rentabilidade do sistema.

Tecnologia IZ e JLTec

O Sistema Flotub JLTec – IZ está inserido no Programa “Suíno Pata Verde IZ” que agrega tecnologia inédita e inovadora à suinocultura paulista. O sistema reduz o impacto da atividade no meio ambiente, transformando o passivo ambiental em ativo financeiro aos produtores. O IZ tem pesquisas avançadas e de precisão direcionadas à eficiência alimentar dos suínos, para diminuir o custo de produção de forma direta e indireta de forma viável a pequenos, médios e grandes produtores.

Os trabalhos científicos estão direcionados para Produção de Proteína Animal Integrada (PPAI), que visa à produção de carne, água de reuso, energia e biofertilizantes.

 

 

“Caminhos do Agro SP” 

O projeto “Caminhos do Agro SP” é resultado de uma parceria entre InvestSP, Fundag, TV Cultura, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a iniciativa privada.

 

Os episódios podem ser acompanhados nos canais do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em  www.youtube.com/agriculturasp e da TV Cultura em www.youtube.com/cultura.

 

AGENDA CAMINHOS DO AGRO SP


07 de outubro: Episódio 5 - Produção Sustentável

14 de outubro: Live 4 - Leite

21 de outubro: Episódio 6 – Agro Seguro

28 de outubro: Live 5 - Citricultura

04 de novembro: Episódio 7 - Comercialização

11 de novembro: Live 6 - Papel e Celulose

18 de novembro: Episódio 8 - Consumo

25 de novembro: Live 7 - Olericultura

02 de dezembro: Episódio 9 - Exportação

09 de dezembro: Live 8 - Soja

16 de dezembro: Episódio 10 – Conectividade

 

 

 

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Governo do Estado de São Paulo
Fone: +55 (19) 3476-0841 | Cel: +55 (19) 99631-9271

lisley@iz.sp.gov.br | lsilverio@sp.gov.br 
www.iz.sp.gov.br   | www.agricultura.sp.gov.br

 

Mariele Previdi
Attuale Comunicação 
Cel: (11) 99954-4626
mariele@attualecomunicacao.com.br | www.attualecomunicacao.com.br

 


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir