NOTÍCIAS


04/11/2020

Instituto de Zootecnia tem nova diretoria geral

É a terceira mulher a assumir o posto de diretora da instituição

A pesquisadora Cristina Maria Pacheco Barbosa assumiu a diretoria geral do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), vinculado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na segunda-feira (26/10). Cristina atua há 12 anos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo no desenvolvimento de pesquisas científicas. No Instituto de Zootecnia atuou por três anos como assistente técnico de direção, e neste momento de isolamento da pandemia, em alguns períodos esteve à frente da diretoria geral como primeira substituta. Numa instituição com 115 anos de história e contribuição para a pecuária nacional, ela é a terceira mulher a ocupar o mais alto posto de direção da instituição

Pesquisadora nível VI, desenvolve trabalhos científicos no Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagem, contribuindo com projetos em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária – produção animal e sistemas silvipastoris, com foco em pastagem e forragicultura.

Cristina_Barbosa_PqC_IZ_2020_nova_diretoraCristina Barbosa agradece a nomeação para dirigir a instituição e diz que espera contribuir para que o IZ continue fazendo entregas de soluções tecnológicas relevantes para a sociedade como vem fazendo há 115 anos.

"Assumir a diretoria-geral do Instituto de Zootecnia é um enorme desafio e um orgulho para mim. Para isso, conto e agradeço toda a equipe do Instituto para continuarmos gerando ciência e tecnologia como um Centro de Excelência, pois contribuímos para a agropecuária brasileira”, diz.

A diretora pretende manter e sempre buscar a integração entre as diversas instituições dentro da SAA e aproximar o IZ das ações prioritárias da nova gestão de programação de pesquisa em andamento na APTA. “Juntamente com toda a equipe do Instituto de Zootecnia espero fortalecer os laços já existentes e estabelecer novos contatos com as cadeias e setores produtivos do agro paulista e brasileiro”, enfatiza Cristina.

Desde 2008, Cristina participou de vários projetos de pesquisa como coordenadora e colaboradora. Atualmente está envolvida com os projetos de pesquisa sobre Produtividade de milho e soja em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária; “Strategic practices for mitigating greenhouse gas emissions in grassland systems of the Brazilian Southeast”; e Estratégias de manejo de pastos, visando estabelecimento, produtividade, impacto ambiental e desempenho de ovinos em sistemas integrados de gramínea e leguminosas.

Cristina possui graduação em zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Durante o doutorado, cumpriu período de estágio no exterior, no “Institut National de la Recherche Agronomique” (INRA), na França, uma das mais importantes instituições de pesquisa agropecuária do mundo, pelo programa de colaboração científica Brasil-França, CAPES COFECUB, dentro do Projeto "Bases Funcionais e Dinâmica de Ecossistemas Pastoris do Bioma Campos. Tem experiência em ensino, lecionou na Escola Técnica Limassis/MG e no Instituto Federal Catarinense/SC.

Trajetória na SAA

Em 2008, ingressou na unidade de pesquisa da APTA – Polo Regional de Monte Alegre do Sul da APTA, noroeste paulista.  Com o trabalho na ovinocultura paulista foi convidada pela APTA para trabalhar na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapetininga, onde trabalhou por nove anos, sendo chefe de seção por oito anos. Em 2017, se transferiu para o IZ em Nova Odessa, para desenvolver pesquisas no Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite e atualmente no Centro de Pesquisas em Nutrição Animal e Pastagens.  

É membro do Comitê Editorial do Instituto de Zootecnia, atuando como editora-chefe do Boletim de Indústria Animal do IZ desde 2017, sendo responsável pela publicação de artigos científicos relevantes para a agropecuária brasileira.

Ao longo de sua carreira de pesquisa já publicou artigos científicos em diversos periódicos de circulação nacional e internacional. Participou também de palestras e colaborou em capítulos de livros.


Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Governo do Estado de São Paulo
Fone: +55 (19) 3476-0841 | Cel: +55 (19) 99631-9271 wts 
lisley@iz.sp.gov.br | lsilverio@sp.gov.br 
www.iz.sp.gov.br   | www.agricultura.sp.gov.br

 


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir