15/04/2021

Dia Nacional de Conservação do Solo: IZ trabalha para desenvolvimento de pesquisas para a conservação de solo

O Instituto de Zootecnia (IZ/Apta) tem trabalhado para o desenvolvimento de pesquisas para a conservação de solo, por meio de pesquisas em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, mantendo a sustentabilidade da produção.

O Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagens do IZ, por exemplo, investiga os efeitos do consorcio de gramínea (Brachiaria brizantha) e leguminosa (Macrotyloma axillare; NO 279) na planta (caracterização da produção e componentes), no animal (desempenho, qualidade do produto e ecossistema ruminal) e no ambiente (fluxo de emissão de gases do efeito estufa, acúmulo de carbono, vulnerabilidade e análises do ciclo de vida), incorporando todos os componentes do sistema de produção animal.

A pesquisadora Luciana Gerdes enfatiza que o uso de leguminosas favorece a atividade biológica do solo em pastos consorciados, contribuindo para a velocidade de ciclagem de nutrientes e a redução de perdas pela incorporação dos resíduos. Além de atuar para o aumento dos estoques de carbono e aumento do teor de nitrogênio no sistema solo/planta. “As leguminosas também apresentam quantidades significativas de compostos secundários e são de grande interesse na pesquisa em nutrição de ruminantes.”

Outro trabalho que vem sendo desenvolvido no Instituto de Zootecnia visa a conservação do solo por meio do uso de consórcio e sucessão  de culturas produtoras de grãos e forragens.

A utilização desse sistema reduz a perda de solo já que durante todas as estações do ano há cobertura constante do solo, seja pelas culturas ou pela forragem, protegendo assim a sua superfície. “Dessa forma os sistemas integrados têm sido utilizados como parte do manejo conservacionista, devido à ciclagem e uso eficiente de nutrientes”, relatou a pesquisadora Karina Batista.

Pesquisas dos Institutos e Coordenadoria SAA

O Dia Nacional de Conservação do Solo, comemorado neste dia 15 de abril, foi instituído no Brasil em 1989, para aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de uso e manejo sustentáveis. A erosão do solo é uma grande problema que pode levar à perda do solo e da sua capacidade produtiva. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo atua no sentido de monitorar e prevenir a erosão e melhorar as condições do solo, para garantir a continuidade de seu uso.

Confira algumas das iniciativas da Pasta:

Dia Nacional de Conservação do Solo: Secretaria de Agricultura de SP atua com medidas de proteção e melhorias

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento