NOTÍCIAS


09/02/2023

Treinamento de padronização para realização de inquérito de prevalência de brucelose e tuberculose bovina no estado de São Paulo

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) sediou nos dias 06 a 09 de fevereiro o treinamento de padronização para realização de inquérito de prevalência de brucelose e tuberculose bovina no estado de São Paulo. O treinamento foi promovido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Profissionais especializados do Instituto de Zootecnia, Instituto Biológico, Coordenadoria de Defesa Agropecuária e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) capacitaram 40 médicos-veterinários e 40 profissionais da carreira de apoio agropecuário para a realização do inquérito epidemiológico de prevalência de brucelose e tuberculose bovina. Estes profissionais receberam treinamento teórico e prático sobre as doenças brucelose e tuberculose, diagnóstico de brucelose e tuberculose e atendimento a foco.

A agropecuária está entre as maiores atividades econômicas do país e tanto a brucelose quanto a tuberculose bovinas podem causar grandes prejuízos econômicos para a bovinocultura. A tuberculose pode diminuir o desempenho produtivo dos animais, levar a morte, além da obrigatoriedade do sacrifício de animais doentes e condenação de carcaça no abate. Já a brucelose é responsável por causar abortos, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de leite.

Além disso, a brucelose e a tuberculose são zoonoses importantes que podem ser transmitidas aos humanos por contato direto ou indireto com animais infectados e pelo consumo de produtos de origem animal, como leite não pasteurizado, produtos lácteos e carne crua ou mal passada causando impactos na saúde pública. A tuberculose é uma doença grave que pode causar fraqueza, emagrecimento e em alguns casos até a morte, já a Brucelose é responsável por incapacidade para o trabalho ou diminuição do rendimento profissional, além de apresentar risco de aborto para gestantes.

O inquérito de prevalência de brucelose e tuberculose bovina no estado de São Paulo visa a identificação da distribuição de focos das doenças no estado e adoção de medidas sanitárias para diminuição do risco destas doenças no estado. O Instituto de Zootecnia tem o prazer de sediar este evento tão relevante para a bovinocultura no estado e para a saúde pública.