29/04/2009
Workshop do IZ abordará sequestro de carbono e emissão de óxido nitroso em pastagens (30/04/2009)
O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará o 1º Workshop sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, com o tema “Sequestro de carbono e emissão de óxido nitroso em pastagens”, dia 30 de abril, às 8h30, no auditório do IZ, em Nova Odessa (SP).
O encontro pretende difundir o conhecimento sobre a inter-relação entre mudanças climáticas globais e a atividade pecuária para a comunidade científica e técnicos de apoio interessados. Visa, também, fazer a gestão do Projeto de Mudanças Climáticas do IZ, que aborda a avaliação do balanço de gases de efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) e a sustentabilidade ambiental em sistemas de produção de carne bovina, da recria e engorda, integrando a equipe multidisciplinar através de um fórum de discussão e apresentação de resultados.
O Workshop, ainda, possibilitará coletar informações sobre as perspectivas futuras das atividades ligadas à pastagens e nutrição animal, visando um aprimoramento do Plano Diretor do Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagens para nortear as pesquisas nos próximos dez anos.
As palestras serão ministradas pelos pesquisadores do IZ – João José Assumpção de Abreu Demarchi, Alexandre Berndt e Flávia Maria Erbetta de Andrade –, e da Embrapa Agrobiologia – Roberto Michael Boddey, Bruno Alves.
Eles irão falar sobre Programa de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária do Instituto de Zootecnia, Metodologias para quantificação dos estoques de C e emissões de N2O do solo em sistemas de pastagens, Emissões de gases de efeito estufa em diferentes cenários de intensificação de uso de pastagem. Além de visita técnica à Unidade Recria e Engorda de Bovinos de Corte.
O evento tem como público alvo pesquisadores do IZ, alunos de pós-graduação do IZ e de outras instituições de pesquisa, além de pesquisadores membros do Projeto FAPESP de Mudanças Climáticas – IZ, Esalq, Embrapa, Pólos APTA, IAC e Unicamp. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3466 9455 e e-mail eventos@iz.sp.gov.br. O IZ fica na rua Heitor Penteado, 56, Centro.
Produção Agropecuária - O rebanho brasileiro é hoje de 190 milhões de cabeças e a área de pastagens está em torno de 210 milhões de hectare. A abertura de novas fronteiras pela pecuária – derrubada de florestas, queimadas, preparo de solo e oxidação da matéria orgânica –, tem inúmeras consequências negativas ao meio ambiente.
O pesquisador do IZ, João José Assumpção de Abreu Demarchi, coordenador do workshop, destaca que as emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) são originadas de forma significativa nas áreas rurais do Brasil, sendo estimadas emissões de cerca de 9,2 milhões de toneladas de CH4 pela pecuária.
A importância da cadeia é evidente pelo número de cabeças de animais e pela área ocupada pelas pastagens. “Assim, a intensificação dos sistemas de produção reduz a emissão de metano por unidade de carne, exatamente por serem mais eficientes no aproveitamento de insumos administrados. Além de liberar parte das áreas para a agricultura, silvicultura e reconstituição de matas nativas, sem que haja perda da produção total de carne”, explica Demarchi.
Ele comenta que em São Paulo, estima-se que as pastagens ocupem 9,2 milhões de hectares, sendo a maior parte formada por plantas do gênero Brachiaria, e aproximadamente 50% desse total já se encontram em algum estágio de degradação, frequentemente associado ao desmatamento e ao mau uso da terra. Atualmente, o Estado tem apenas 7% da Mata Atlântica original, podendo, em parte, ser recuperada como resultado da intensificação da pecuária de corte ou leite.
“Melhorias na utilização da forragem produzida têm grande impacto na produtividade animal sem que haja necessidade da aplicação de maior quantidade de insumos ou equipamentos, revelando-se uma alternativa bastante atrativa para a intensificação do processo de produção de maneira equilibrada, sustentável e econômica”, ressalta Demarchi.
Serviço:
“Workshop sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária – I”
Data: 30 de abril de 2009, a partir das 8h30
Coordenação: Pesquisador João José Assumpção de Abreu Demarchi
Local: Instituto de Zootecnia – Rua Heitor Penteado, 56 – Nova Odessa – SP
Informações: (19) 3466 9455 ou e-mail eventos@iz.sp.gov.br
Programação:
8h30 – Abertura – Paulo Bardauil Alcântara – Diretor Geral do IZ
9h00 – Palestra: O Programa de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária do Instituto de Zootecnia – Pesquisador João José Assumpção de Abreu Demarchi, pesquisador do IZ
10h00 – Palestra: Metodologias para quantificação dos estoques de C e emissões de N2O do solo em sistemas de pastagens – Roberto Michael Boddey, pesquisador da Embrapa Agrobiologia – Seropédica – RJ
11h00 – Palestra: Emissões de gases de efeito estufa em diferentes cenários de intensificação de uso de pastagem – Bruno Alves, pesquisador da Embrapa Agrobiologia – Seropédica – RJ
14h00 – Visita técnica à Unidade Recria e Engorda de Bovinos de Corte – Palestrantes: Pesquisadores Alexandre Berndt e Flávia Maria Erbetta de Andrade.
Assessora de Comunicação Institucional - IZ
LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413
E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br | lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br
Veja todas as notícias