NOTÍCIAS


11/09/2009

Leguminosa será tema da palestra do IZ no Mato Grosso (02/10/2009)

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), participará palestrando na “Agro Future Pec”, evento que ocorrerá nas cidades de Barra do Garças, Colider e Juína (MT), de 28 de setembro a 2 de outubro de 2009.

 

O palestrante do IZ, o pesquisador científico Dr. Valdinei Tadeu Paulino, abordará “A importância do Uso da Leguminosa”. De acordo com Paulino o evento é oportuno para difundir tecnologias científicas geradas pelo IZ.

 

“Desde a década de 70, o IZ tem atuado no processo de coleta e seleção de leguminosas forrageiras, promissoras e com potencial para uso na alimentação animal e na melhoria da fertilidade do solo, além de sua utilização propiciar a redução dos gases de efeito estufa, como metano. A leguminosa também é positiva na incorporação do nitrogênio ao solo via fixação biológica e, ainda, é capaz de seqüestrar o dióxido de carbono (CO2)”, detalha o pesquisador.

 

O IZ também possui o programa de melhoramento com leguminosas forrageiras, com  estudos realizados com Calopogônio, Centrosema,  Galactia e Guandu, com cultivares promissores que estão prestes a ser lançados no mercado.
 

Paulino destaca que o IZ desenvolve programas de pesquisa e seleção de leguminosas para suportarem efeitos de estresses hídricos, tolerância à toxidez de alumínio e altas temperaturas”.

 

O Agro Future Pec é um evento nacional promovido pela Matsuda Sementes e Nutrição Animal, desde 1998. O objetivo do seminário e contribuir com a pecuária através de informações e tecnologias mais recentes no mercado.

 

 

Assessora de Comunicação Institucional - IZ
LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413
E-mail:
imprensa@iz.sp.gov.br | lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir