Entre os dias 9 e 12 de novembro aconteceu em Campo Grande – MS o II Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageiras onde Gunta Gutmanis, Paulo Bardauil Alcântara, Waldssimiler Teixeira de Mattos e Márcia Atauri Cardelli de Lucena apresentaram o trabalho intitulado Introdução de Tolerância ao Alumínio em Soja Perene (Neonotonia wightti).
O objetivo deste simpósio, realizado pela Embrapa Gado de Corte, foi promover um ambiente para discussão e atualização quanto aos progressos obtidos nos últimos anos na área de melhoramento genético, biotecnologia e biocombustíveis de forrageiras.
Compareceram ao evento, entre pesquisadores, professores, melhoristas e técnicos de empresas do ramo de forrageiras, representantes de nove Estados brasileiros e de países como Argentina, Venezuela, Estados Unidos, França e Nova Zelândia.
No encerramento ocorreu a premiação dos melhores trabalhos expostos. O trabalho apresentado por Gunta Gutmanis recebeu o primeiro lugar, seguido por um trabalho da Unicamp e da Universidade Estadual de Maringá, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os critérios de seleção foram relevância do tema, desenvolvimento, apresentação gráfica e envolvimento do pesquisador durante a apresentação.
O Instituto de Zootecnia parabeniza os pesquisadores pelo desempenho alcançado no II Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageiras.