17/12/2009

Guzerá linhagem IZ no plantel da Venezuela

Os touros da linhagem do Instituto de Zootecnia marcam presença nacionalmente e internacionalmente. Prova disso, foi descrita pelo pesquisador científico VI do IZ com sede em Sertãozinho, Alexander George Razook, que tornou público a satisfação que o criador Gustavo Chapellin, filho de Jesus Alberto Chapellin tem em possuir um plantel constituído por touros e novilhas Guzerá linhagem IZ na Venezuela. Chapellin também adquiriu sêmem dos touros por intermédio da Lagoa da Serra.

Razook ressalta o orgulho do IZ em ter contribuído para a pecuária da Venezuela, também fala sobre o valor da continuidade do trabalho de Chapellin pelos seus filhos, que vêem no plantel uma oportunidade de manter e progredir com o patrimônio genético do país adquirido no final da década de 70.

Gustavo A. Chapellin termina a carta que enviou para o pesquisador Razook, agradecendo o Instituto de Zootecnia em ter compartilhado a genética para a Venezuela.
“Em nombre de mi padre, hermanos y en el mió propio, recibe nuestro agradecimiento por compartir con nosostros esta genética IZ y ayudarnos a tenerla hoy en Venezuela”.

Alexander George Razook, é doutor em ciências na área genética pela Universidade São Paulo em 1988 e pesquisador científico VI do Instituto de Zootecnia.

Tatiana Massako Kawakami – Publicitária
tatiana@iz.sp.gov.br