26/01/2010

IZ coordenou visita técnica para produtores de Rafard e região (22/01/2010)

O Instituto de Zootecnia, recebeu dia 22/01 quarenta produtores rurais de Rafard e região que se dedicam à criação de gado de corte para reunião técnica.

O eng.º agr.º Décio Leite, da Casa da Agricultura de Rafard, que pertence a CATI Regional de Piracicaba organizou a visita dos produtores ao IZ.

A reunião aconteceu com a presença dos pesquisadores Drs. João José A. de Abreu Demarchi, Alexandre Berndt e Flávia Maria Erbetta de Andrade.

A visita teve início às 9h00 com apresentação do vídeo institucional aos participantes, em seguida o Dr. Demarchi fez uso da palavra agradecendo a presença de todos e desejando bons trabalhos.

A PqC Flávia falou inicialmente sobre o uso  do solo: a importância de se fazer a correção da fertilidade, manejo adequado, plantio de sementes de boa qualidade, sempre focando na produção correta da planta para estimular o consumo do animal.

Afirmou que nem sempre o capim alto é um capim de boa qualidade, pois o mesmo deve conter grande quantidade de folhas nutritivas sem o “talo”, que ocasiona no desperdício de alimento, isso ocorre porque os animais tendem a pisotear as folhas fazendo com que fiquem “deitadas”, sem o devido aproveitamento.

Esteve presente na reunião a Drª Maria Lúcia Pereira Lima, Diretora do IZ, que agradeceu a presença de todos e colocou a instituição à disposição para eventos futuros.

Em seguida os participantes foram até a "Área Experimental Diógenes Lopes" para verificarem “in loco” as alterações no manejo dos pastos, tempo de crescimento das plantas, manejo dos animais, distribuição dos lotes e construção das instalações. O encontro terminou com perguntas por parte dos produtores rurais que foram sanadas pelos pesquisadores do Instituto de Zootecnia.

www.agriculturasp.blogspot.com

Publicado em 26/01/2010