28/01/2010
IZ participou do encontro web 2.0 (27/01/2010)
O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), participou no dia 27 de janeiro de 2010 às 9h30 do encontro sobre “web 2.0”.
O IZ considera importante participar desses encontros, que têm por objetivo estimular a interação entre a sociedade, os pesquisadores e os institutos nas redes sociais de comunicação.
Estiveram presentes 13 profissionais das áreas de Tecnologia de Informação, Marketing, Relações Públicas e Jornalistas, representando o Instituto de Tecnologia de Alimentos/ITAL, Instituto Agronômico/IAC, Instituto de Zootecnia/IZ e APTA Regional, todos vinculados a Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio/APTA, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo - CDA.
A publicitária Tatiana M. Kawakami (IZ) prestigiou a palestra realizada por Vinícius Dias, assessor de imprensa da Secretaria, que continuou o debate sobre Blog, Twitter e outras ferramentas on-line que estão sendo utilizadas com freqüência pela SAA.
Iniciou a apresentação resgatando os conceitos sobre Blog e Twitter, mostrou as vantagens em postar informações relevantes de cada segmento e apontou os dados de acessos nas redes sociais.
Dias definiu o Twitter como uma ferramenta inteligente que leva informações, troca de idéias, possibilita o feedback, além de estimular a comunicação “boca a boca”. É importante estar presente no Twitter porque ele possibilita mensurar a quantidade de membros participantes, comentários e freqüência das participações dos integrantes.
Falou sobre a importância de mesclar as mídias on-line com as mídias off-line, pois considera importante levar as informações ao alcance de produtores que não possuem acesso às mídias on-line através do “boca-a-boca” que também pode ser estimulado pelos filhos de produtores ou pessoas que se interessam pela rede de comunicação. “Temos dois tipos de públicos; digital e não digital, e é por esse motivo que precisamos marcar presença com as diversas formas de comunicação” afirmou Dias.
Um dos objetivos do encontro “web 2.0” é fazer com que os profissionais auxiliem na comunicação integrada. Os representantes dos Institutos foram convidados a contarem sobre o histórico, objetivo, valores, missão, produtos, serviços, entre outras informações pertinentes que possam servir de base para o “abastecimento” de conteúdo nas mídias sociais on-line de comunicação.
A assessora de imprensa Cleide Elizeu representante do ITAL além da apresentação pessoal e profissional, enfatizou que os 7 centros de pesquisa trabalham de forma a contribuir com a sociedade, afirmou que “o público-alvo dos Institutos além de ser a indústria é o produtor”. Ressaltou que todo trabalho desempenhado pelo ITAL é pensando na sustentabilidade na produção de alimentos com qualidade. A assessora disse que é importante falar sobre pesquisa com uma linguagem simples, que toda população consiga compreender e estimular a comunicação “viral”.
Dias fez as últimas considerações falando sobre o Twitter, e disse que apesar de possuir público segmentado como professores, estudantes e pesquisadores entre 20 a 40 anos, é um ótimo canal de comunicação que deve ser utilizado, pois a tendência é crescer cada dia mais.
Também falou sobre a ferramenta de comunicação “Flickr” que disponibiliza fotos para toda comunidade, mas ressaltou que devemos sempre colocar as fontes e as descrições.
O encontro “web 2.0” terminou às 13h15 com agendamento do próximo para dia 26 de fevereiro (local a definir) com a sugestão de apresentação do modelo de Blog do ITAL.
Vale ressaltar que a Web 2.0 também é composta pelo youtube, facebook, flickr, orkut e Delicious.

Profissionais dos Institutos
Para entender melhor como funcionam essas ferramentas de comunicação, siga a Secretaria nos endereços abaixo:
Publicado em 28/01/2010
Veja todas as notícias