NOTÍCIAS


10/03/2010

Pesquisador do IZ Dr. João Demarchi participou da Reunião conjunta da Comissão Nacional de Meio Ambiente e do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte (2010)

Pesquisador do IZ Dr. João Demarchi do Instituto de Zootecnia-APTA/SAA participou da Reunião conjunta da Comissão Nacional de Meio Ambiente e do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte (2010) no dia 23 de fevereiro de 2010 em Brasília – DF.

Na reunião discutiu-se temas como: Definição de estratégias da pecuária brasileira face à questão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e às mudanças climáticas. Para esse tema, foram convidados pesquisadores especialistas no assunto que apresentaram trabalhos em desenvolvimento, os quais embasaram as discussões.Outros assuntos que foram ressaltados durante o encontro foram:código florestal e agenda legislativa para 2010.

A reunião em Brasília se propôs a discutir em conjunto duas das suas principais comissões (Pecuária de Corte e Ambiente), para que haja uma ampla discussão dentro do Brasil para criação de um plano estratégico de contra argumentação das notícias veiculadas no mundo. Propôs a definir estratégias da pecuária brasileira face as questões das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e as mudanças climáticas e foram realizadas apresentações para embasar as discussões dos pesquisadores da EMBRAPA e ESALQ/USP.

Segundo o pesquisador Demarchi/IZ, tanto o CNPC (Conselho Nacional de Pecuária de Corte) quanto a CNA (Confederação Nacional de Agricultura) tem demonstrado grande preocupação com as implicações do marketing negativo feito continuamente contra a pecuária de corte, colocando-a sempre como vilã do aquecimento global, já que a população bovina no Brasil está ao redor de 200 milhões de cabeças.

"É fato consumado que o bovino gera metano entérico e este gás contribui para o aquecimento global, entretanto, o mesmo animal encontra-se em quase sua maioria sobre pastagens, que em relatório recente da FAO, tem grande potencial para seqüestro de carbono, constituindo-se então o sistema de produção de carne a pasto um sistema que pode ser equilibrado em termos do balanço de emissões de GEE (gases de efeito estufa)" ressaltou Demarchi.

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Fonte da imagem: http://wm.agripoint.com.br/imagens/banco/19701.gif

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir