NOTÍCIAS


12/05/2010

Técnicos agrícolas do IZ falam sobre suas experiências e a importância desta profissão para os jovens profissionais (10/05/2010)

Hoje, 10 de maio de 2010, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebeu a equipe do site Ikwa, um canal interativo dedicado ao desenvolvimento pessoal e à busca da realização profissional. O site possui galerias de videos chamada "bioclipes de ocupação", onde profissionais falam de sua trajetória, explicam sobre a profissão e dão dicas para as pessoas que pretendem seguir a mesma carreira.

 

A Ikwa está iniciando uma nova galeria de videos com profissionais de nível técnico. Pensando nisso, a equipe visitou o IZ e entrevistou dois profissionais que contaram suas experiências e o dia a dia deles dentro da Instituição.

 

A entrevista começou por volta das 10h00 na “escolinha”. O técnico José Carlos Vichesi primeiramente se apresentou dizendo que tem 41 anos de experiência somente no IZ e que aprendeu muito nestes anos. Apresentou os diversos tipos de gramíneas e leguminosas, falou sobre a importância dos lançamentos e trabalhos realizados na área de pastagem.

 

Bruno De La Bandeira Martins, o vídeo repórter responsável pela gravação fez alguns questionamentos para o técnico como, por exemplo, o que Vichesi faz todos os dias, o mesmo respondeu que o papel principal desempenhado por ele é acompanhar os experimentos de gramíneas e leguminosas, verificar a irrigação, observar o crescimento das plantas, entre outros afazeres com objetivo de explorar a melhoria do pasto e conseqüentemente a nutrição animal. “O técnico agrícola consegue pegar informações com o pesquisador e passa-las para o pessoal do campo. Ele também faz o trabalho inverso, conversa com a equipe do campo, adquire dados e repassa para o pesquisador” afirmou o técnico. Segundo Vichesi, o técnico tem que primeiramente gostar de plantas e da terra, mas nunca esquecer de aliar os estudos para depois aplicar na prática.

 

Outro técnico que foi entrevistado foi Guilherme Diehl que falou sobre as áreas de atuação que podem variar desde vegetal até animal.

Falou que o foco de trabalho dele durante o dia é lidar com animais de pequeno e grande porte, utilizando manejo que proporcione o bem-estar animal, sem agressões, para que desta forma, a carne fique com melhor qualidade para o consumidor final, além de estar sempre pensando na saúde do animal.

Ele também é responsável pela coleta de dados de fezes, sangue, urina, verificação de vermes, entre outros.

 

“Quem está pensando em cursar técnico em agropecuária tem que passar por matérias que são importantes para o cotidiano de trabalho, é necessário possuir a teoria para poder aplicar no campo de forma correta” afirmou o técnico. Guilherme Diehl também ressaltou que o técnico agrícola tem um vasto campo de trabalho, podendo atuar em fazendas privadas, empresas e institutos.

 
Os vídeos estarão disponíveis em junho e tem como produtora Mônica Lilla Ikwa com parceria de toda a equipe do site Ikwa.

 

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela empresa acesse:
http://www.ikwa.com.br/

Acompanhe a Secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.orkut.com/agriculturasp

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir