09/06/2010

PqC Alexandre Berndt representou o IZ na SIMCORTE 2010 com o tema Impactos da pecuária de corte brasileira sobre os gases do efeito estufa e agradece a comissão organizadora pela receptividade

Na última sexta-feira, 04 de junho de 2010, o Pesquisador Alexandre Berndt do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou palestra na SIMCORTE com o título "Impactos da pecuária de corte brasileira sobre os gases do efeito estufa”.

Pqc Berndt agradeceu a comissão organizadora pela receptividade e reconhecimento da importância dos estudos realizados pelo IZ. Recebeu das mãos de Sebastião de Campos Valadares Filho, Professor Titular do DZO/UFV três exemplares de livros que doou para a biblioteca da Instituição com os respectivos títulos; VII SIMCORTE, Tabelas brasileiras de composição de alimentos para bovinos e Exigências nutricionais de zebuínos puros e cruzados BR – CORTE, todos editados pela Universidade Federal de Viçosa.

Segundo Berndt a pecuária brasileira vem sofrendo grande pressão das comunidades nacional e internacional em relação a sua contribuição para o aquecimento global. Dois pontos principais afetam negativamente a imagem do setor: a pecuária na Amazônia e a emissão de metano, que é um gás naturalmente produzido pelo processo de fermentação do ruminante.

A mídia tem contribuído para a divulgação de informações sobre o assunto, algumas vezes de forma distorcida e tendenciosa, outras de forma correta e educativa. É frequente encontrarmos nos veículos de comunicação visual e escrita noticias sobre o assunto. Constantemente são divulgadas informações em internet, televisão e jornal sobre os problemas enfrentados pela cadeia de produção de carne em diferentes países, sendo que nem sempre estas informações são relevantes e tecnicamente corretas. Algumas publicações falam sobre a quantidade de metano emitida pelos bovinos, comparando com a emissão de veículos ou de hortaliças, sugerindo que a cadeia da carne é um perigo para o ambiente, protestando contra o consumo do alimento e utilizando os meios de comunicação como propaganda para grupos com interesses distintos.

A cadeia produtiva da carne tem buscado aproximar-se dos órgãos de pesquisa, se organizado para contrapor estas distorções com informações técnicas e científicas.

VII SIMCORTE – Simpósio de Produção de Gado de Corte e III Simpósio Internacional de Produção de Gado de Corte, pretende discutir conceitos, informações, tecnologias e inovações relacionadas à bovinocultura de corte brasileira. As edições anteriores do SIMCORTE contaram com a presença de mais de 400 participantes, sendo que em suas duas últimas edições o evento atingiu um público de 750 participantes, entre empresários, produtores, profissionais e estudantes de Ciências Agrárias de várias regiões do país.

Para conhecer mais sobre a SIMCORTE 2010 acesse:

www.agriculturasp.blogspot.com
www.facebook.com