NOTÍCIAS


14/06/2010

Pecuária de corte: IZ comercializa 800 embriões de vacas Nelore, a partir da Expo Zebu

Cerca de 800 embriões das 35 melhores vacas nelore do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foram comercializados a partir da Expo Zebu 2010, que aconteceu no período de 28 de abril a 10 de maio em Uberaba (MG). As vacas foram selecionadas para peso pelo programa de melhoramento genético do Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte, em Sertãozinho. Os negócios foram viabilizados por meio de parceria do IZ com a CRV Lagoa, que vendeu durante o evento 300 embriões (valor superior a R$ 200 mil) e recebeu encomenda de mais 500 embriões. A CRV Lagoa espera vender entre 1200 e 1500 embriões dessas vacas até o fim do ano.      

A comercialização desses embriões foi um sucesso, porque mostra a participação do IZ numa pecuária de corte de produção, diz o pesquisador aposentado e consultor pecuário Luiz Martins Bonilha Neto. “Isso é importante porque está havendo por meio desses embriões a disseminação do material genético melhorado.”

No palco das estrelas      

Uma vaca guzerá, resultado de trabalho de produção de embriões na antiga Estação Experimental de Andradina (do IZ), atual Pólo Extremo Oeste/APTA, em parceria com o empresário Roberto Neszlinger, foi um dos recordes do leilão das estrelas do guzerá na Expo Zebu 2010. A vaca foi vendida por Neszlinger pelo valor de R$ 200 mil ao criador Celso Mendonça, que tem fazendas no Maranhão e no Rio de Janeiro.

A vaca, que havia sido a grande campeã de Uberaba em 2007, foi comercializada este ano no melhor leilão de guzerá da exposição de Uberaba, “um leilão onde só havia a seleção das melhores vacas guzerá, a nata do guzerá do Brasil”, conta Luiz Bonilha. “Este leilão reunia fêmeas de muito boa qualidade. Essa vaca foi comercializada no palco das estrelas.”

Para Bonilha, é gratificante ver que, além da disseminação genética e do aumento de produtividade e de melhoria da qualidade, o IZ está produzindo animais que se salientam nas pistas na melhor exposição de Zebu do mundo, cujo palco é Uberaba. “Esse é o trabalho do IZ, da Secretaria de Agricultura, na produção também de animais de elite.”  

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária)

Acompanhe a Secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.orkut.com/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir