#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


16/11/2010

Feileite 2010: Pesquisador do Instituto de Zootecnia fala sobre Ambiência na Produção de Leite no blog da SAA. Confira!

Na última quinta-feira, 11 de novembro de 2010, pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do Blog da SAA com o tema Ambiência na Produção de Leite.

O pesquisador foi entrevistado pelo jornalista José Venâncio de Resende que abordou questões como o bem estar animal e quais as principais linhas de pesquisa que o Instituto desenvolve na área. Segundo o Pesquisador, Dr. Irineu Arcaro Junior, o Instituto desenvolve trabalhos para diminuir as situações de estresse, e dessa forma melhorar a qualidade do leite, Arcaro afirma que é por meio do uso de equipamentos e alternativas de manejo que é possível solucionar esse tipo de problema.

Outro ponto relevante que foi discutido na entrevista foi à questão das mudanças climáticas e como isso pode afetar o comportamento do animal. Pesquisador disse que “quando temos um pico de aumento de temperatura, os animais têm uma mudança comportamental, o animal fica mais lento, começa a procurar áreas sombreadas para se defender da temperatura, sai em busca de áreas mais molhadas para que ele possa regular sua temperatura. Por outro lado ele sofre mudanças fisiológicas, que são mudanças de adaptação, que ele tem na parte de aumento da temperatura retal e aumento da respiração. Ele tenta se adaptar a essas mudanças”.

 

Árcaro conclui dizendo que a solução que o Instituto de Zootecnia recomenda é proporcionar ao animal sombra natural, artificial, ou qualquer tipo de sombra que ofereça para o animal uma ferramenta para reduzir o estresse. Disse que o IZ trabalha com algumas técnicas como o uso de ventiladores e coçadores. “Estamos desenvolvendo também a parte de preferência animal, oferecemos diversas situações e observamos qual o animal prefere”

 

Além da entrevista prestada pelo PqC Irineu Árcaro Junior para o Blog, o IZ participou da feira expondo dois animais da raça Gir  e um animal cruzado da raça Gir com Jersey, e estande com profissionais que tiraram dúvidas dos visitantes.

Este ano, a Feileite aconteceu no período de 9 a 13 de novembro, em São Paulo, organizada pela Agrocentro Empreendimentos e Participações, no Centro de Exposições Imigrantes.

A feira reuniu mais de 2.000 animais de raças leiteiras, provenientes de criatórios de todo país. Visitaram a Feileite mais de 20 mil pessoas, entre pecuaristas, profissionais liberais e técnicos, executivos, estudantes, zootecnistas, veterinários, agrônomos, consultores, tratadores e outros interessados no setor.

Foto: Jornalista José Venâncio de Resende e Pesquisador do IZ Irineu Árcaro Junior
 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir