NOTÍCIAS


23/11/2010

Pesquisadora do IZ participou do XI Simposio Iberoamericano sobre Conservación y Utilización de Recursos Zoogenéticos (de 17 a 19 de novembro)

Pesquisadora Dra. Maria Aparecida Cassiano Lara do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participou do XI Simposio Iberoamericano sobre Conservación y Utilización de Recursos Zoogenéticos.

 

O Simpósio aconteceu no período de 17 a 19 de novembro de 2010 no auditório da Universidade Federal de João Pessoa - Pb (UFPB), como uma das atividades da Red Conbiand, sendo coordenado pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

 

No dia 17 de novembro, a Dra Lara participou do Painel intitulado “Caracterização de los Recursos Zoogenético” na qualidade de palestrante com o tema “Caracterização de genes relacionados à maciez de carne em raças nativas Brasileiras”.

No dia 18 de novembro, a pesquisadora apresentou na forma de pôster o trabalho intitulado “Associação do SNP2959 do gene calpastatina com maciez de carne em cruzados (Bos taurus taurus x Bos taurus indicus”, que foi desenvolvidono IZ com apoio financeiro da FAPESP e colaboração de colegas de Nova Odessa e Colina. Nesse evento, esteve também presente o Dr. Marcelo Henrique Faria, pesquisador do PRDTA da Alta Mogina, Colina, um dos co-autores do referido trabalho.

No dia 19 de novembro às 16h00, a pesquisadora Lara foi mediadora do debate sobre “Aplicação de Técnicas Moleculares como Ferramentas para a Conservação dos Recursos Zoogenéticos” que contou com a participação da Dra. Amparo Martinez Martinez (UCO – Espanha) e Dra. Catarina Ginga (Universidade Técnica de Lisboa – Portugal).

 

O XI SIRZ foi um evento Internacional que vem se tornando tradicional na área de conservação de recursos genéticos animais. Teve a participação de reconhecidos profissionais, envolvendo vários países, para discutir e divulgar os trabalhos e produtos relacionados com a importância dos recursos genéticos locais, como patrimônio cultural, social, nacional, genético e valor histórico.

A reunião possibilitou novas alianças e projetos entre os 19 países participantes do referido evento e estimulou o desenvolvimento das economias locais.

 

Para mais informações acesse:
www.insa.gov.br

Acompanhe a Secretaria:
http://www.agricultura.sp.gov.br/

http://www.agriculturasp.blogspot.com/
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
http://www.facebook.com/
www.delicious.com/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir