20/01/2011
Pesquisadores do IZ participam do projeto Qualisolo
Pesquisadores do Instituto de Zootecnia participam do projeto Qualisolo em São Paulo (Variabilidade Espacial dos Índices de Qualidade do Solo para Sistemas Agropecuários). Trabalham no projeto Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi, Dr. Evaldo Ferrari Junior e a Dra Flávia Maria de Andrade Gimenes. Além dos pesquisadores do IZ, estão envolvidos no projeto especialistas da Embrapa Solos, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), das universidades federais do Ceará (UFC), de Juiz de Fora (UFJF), de São Carlos (UFSCar), entre outros.
O objetivo é obter índices de qualidade dos solos, considerando tanto atributos físicos quanto químicos e biológicos, além de considerar a variabilidade espacial em sistemas produtivos agropecuários. Avaliar a qualidade do solo através do uso de indicadores, que são atributos que medem ou refletem o estado ambiental ou a condição de sustentabilidade do ecossistema é o grande desafio.
O projeto Qualisolo vem realizando coletas de campo em áreas de pastagens e de floresta da Unidade de Recria e Engorda de Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), em Nova Odessa, SP, e na Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Três áreas de estudo com diferentes sistemas de cultivo, localizadas na região de Campinas, são abrangidas pelo projeto: soja, cana-de-açúcar e pastagem. Para tanto torna-se necessário pesquisar uma metodologia para obtenção dos índices de qualidade de solos, considerando a variabilidade espacial das características físicas, químicas biológicas, os sistemas produtivos em vegetação natural estabelecidos em diferentes condições de uso e manejo do solos.
Pesquisadora da Embrapa Monitoramento por Satélite, Célia Regina Grego, formou uma equipe para realizar atividades de medição da infiltração de água no solo na Fazenda Santa Elisa, em área onde foi colhida soja e, atualmente, está sendo cultivada com a cultura de inverno triticale. Em 2010, outra equipe, coordenada pela pesquisadora Sandra Furlan Nogueira, promoveu a coleta de amostras de atmosfera para cálculo da emissão de gases de efeito estufa a partir do solo. Foram obtidas amostras em pastagens manejadas, não manejadas e florestas em área do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa. Também foram coletas amostras de solo para análise de microrganismos.
Segundo a pesquisadora, nas próximas etapas, os dados obtidos deverão passar por análises geoestatísticas e servirão para a obtenção de índices de qualidade de solos, considerando a variabilidade espacial. O conhecimento gerado a partir dessas análises poderá auxiliar tanto na otimização quanto na indicação do manejo mais adequado do solo para torná-lo mais produtivo a curto e longo prazo.
Segundo o Pesquisador João Demarchi, o projeto tem previsão de término das coletas, discussões dos dados e elaboração das publicações em dezembro deste ano, acreditando-se que com os modelos bem ajustados seja possível quantificar a qualidade dos solos, criando uma ferramenta para apontar a direção para sistemas produtivos mais sustentáveis.
Foto: Demarchi (2011) – Pesquisadores em coleta no IZ (Demarchi, Cristina e estagiária Alessandra).
Fonte (informações): http://www.cnpm.embrapa.br/saladeimprensa/content/view/286/23/- Por Graziella Galinari e pessoalmente com o PqC João José A. de A. Demarchi (IZ/APTA)
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
Veja todas as notícias