15/04/2011

Importância das Pastagens no Rendimento Animal é tema de palestra no VIII SIMPROPIRA neste domingo (17/04/2011)

Pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), Flávia Maria de Andrade Gimenes ministrará palestra na VIII SIMPROPIRA neste domingo (17/04/2011) com a temática “Importância das Pastagens no Rendimento Animal”.

O Simpósio de Produção Animal de Pirassununga (SIMPROPIRA) tem por objetivo discutir temas relacionados à produção animal, promover um evento de excelência para os participantes, debater sobre temas atuais e destacar a importância nas cadeias produtivas animais.

O VIII SIMPROPIRA é realizado pela 73ª Turma de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), o evento ocorre no Campus da USP de Pirassununga no período de 16 a 21 de Abril.

Serão apresentados 40 palestras, em dois dias de evento (16 e 17 de abril de 2011), abordando temas da Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Equideocultura, Suinocultura, Avicultura, Ovinocultura e Caprinocultura, bem como uma palestra de abertura e um coquetel no dia 15 de abril de 2011.

O SIMPROPIRA terá cursos práticos, como o de Necropsia e Vacinação de Aves Comercias, Necropsia de Suínos, Seleção de Matrizes Bovinos e o curso de Reprodução de Equinos. O simpósio conta também com os cursos já realizados em outras edições como o de Diagnóstico de Gestação em Pequenos Ruminantes e o de Andrologia em Bovinos que acontecerão respectivamente entre os dias 18 a 20 de abril.

Para a pesquisadora Flávia Gimenes, a importância da participação do Instituto de Zootecnia no evento é divulgar resultados de pesquisas realizadas na área de produção animal, mostrando que é possível aliar sustentabilidade do sistema de produção com aumentos em produtividade. Segundo ela ”Com pequenos ajustes no sistema de pastagens é possível elevar a produtividade, com maior produção de carne por área, sem elevar os custos de produção”

Flávia Maria de Andrade Gimenes possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ (1997), Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Ciência Animal e Pastagem pela ESALQ/USP, em experimentos de campo com mensuração de desempenho animal sob lotação contínua e rotativa. Atualmente é Pesquisadora Científica do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa/SP, onde coordena e participa de projetos ligados ás áreas de produção animal em sistemas de pastagens. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em Pastagens, Forragicutura e Nutrição Animal, atualmente participando de projetos voltados para sustentabilidade de sistemas de pastagens, manejo do pastejo como ferramenta de elevação da produtividade animal e redução da degradação de pastagens. Para conferir o currículo lattes da pesquisadora da íntegra acesse:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4746858J6ou entre em contato pelo e-mail:
fmeandrade@iz.sp.gov.br  // telefone: (19) 3466 9489

Serviços: