NOTÍCIAS


20/05/2011

Pesquisador do IZ fala sobre produção sustentável de bovinos no programa Terra Viva Sustentável (20/05/2011)

Nesta sexta-feira 20 de maio de 2011, pesquisador do Instituto de Zootécnica (IZ/APTA/SAA) JoãoJosé Assumpção de Abreu Demarchi participou do programa Terra Viva Sustentável da Band com a pauta produção sustentável de bovinos.

 

A entrevista aconteceu no estúdio da Band localizado no Morumbi em São Paulo com o jornalista Tobias Ferraz às 8h30.

 

A entrevista abordou alguns temas referentes à pecuária de corte no Estado de São Paulo e também sobre a pecuária sustentável mais eficiente. Segundo o pesquisador, a pecuária sustentável precisa ter animais sadios, seguida de uma boa nutrição animal com o bom manejo da pastagem. Demarchi ressaltou a importância do trabalho em equipe e também o compartilhamento de informações e estudos entre os Institutos e universidades, para poder alinhar o estudo da pecuária. “O importante é deixar o rebanho mais eficiente e a propriedade mais rentável” afirmou o pesquisador. Outro aspecto relatado foi a questão do pastejo rotacionado, um pasto bem manejado não tem erosão, ocorre o sequestro do carbono, evita perda de nitrogênio, e muitas outras vantagens podem ser alçadas com estas técnicas. O pesquisador finalizou sua fala dizendo que qualquer animal responde melhor em uma condição favorável, e que por isso o IZ está estudando o levantamento de todos os agentes na cadeia de produção, e o sistema sustentável.

 

O pesquisador trabalha nas seguintes temáticas; conservação de forragens, silagem, ensilagem, cana-de-açúcar, nutrição animal, bovinos, fermentação, bovinos de corte, exigências nutricionais e alimentação animal. Para conferir o currículo lattes na íntegra acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702073Y6.

 

O Terraviva Sustentável é um programa sobre agropecuária sustentável, que apresenta ensinamentos e ilustra meios práticos de como produzir e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, além de mostrar como o ecossistema pode ser utilizado de forma responsável em benefício do produtor rural. Por meio de entrevistas, reportagens e participação de produtores e especialistas por telefone, o objetivo é conscientizar o agricultor sobre a importância de se trabalhar de forma ambientalmente sustentável, uma vez que, com menos desperdício, ele produzirá mais e, consequentemente, aumentará a sua lucratividade. Além disso, contribuirá para fortalecer a imagem do setor frente a uma das principais bandeiras do século XXI:a preservação ambiental.

 

Para mais informações:

Instituto de Zootecnia
Pesquisador João José Assumpção de Abreu Demarchi

(19) 3466 -9488

demarchi@iz.sp.gov.br

Serviços:
Programa Terra Viva Sustentável:

Apresentação; Tobias Ferraz
Segunda a Sexta às 08h30 (informações obtidas no site institucional da Band)

Produtora Lia Brito

 

 

Foto: Pesquisador do IZ João José Assumpção de Abreu Demarchi e o jornalista Tobias Ferraz

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir