12/08/2011

Instituto de Zootecnia marcará presença na ExpoGenética 2011; confira a programação e as ações nas redes sociais (de 13 a 21 de Agosto)

Uma das atrações da ExpoGenética 2011, que acontece entre os dias 13 e 21 de agosto em Uberaba (MG), será a palestra “Sustentabilidade de pastagens – manejo adequado como medida redutora de emissão de gases de efeito estufa”, do pesquisador Valdinei Tadeu Paulino, do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA) vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.  A palestra, na segunda-feira (dia 15), às 10h15, vai integrar o Painel de Manejo Pecuário Sustentável do evento.

O tema vem sendo foco de muitos debates. Vale ressaltar que, no Brasil, as pastagens assumem posição de destaque no cenário agrícola nacional, ocupando cerca de três quartos da área agrícola, o que representa em torno de 210 milhões de hectares.  Mas “aproximadamente 60% das pastagens nacionais encontram-se degradadas, sendo que no Estado de São Paulo este percentual chega a 40%”, diz Paulino. “Essa degradação faz com que haja perda de matéria orgânica do solo e maior emissão de gás carbônico para a atmosfera devido à redução do sequestro de carbono pela pastagem, gerando assim uma queda na produtividade da forragem e dos animais.”

De acordo com Paulino, é de extrema importância o bom manejo das pastagens, para que favoreça a otimização da produção através do aumento da eficiência de uso e da melhor distribuição estacional. É uma forma de garantir a persistência da forrageira e, consequentemente, o retorno econômico, e o melhor desempenho entre animal e forragem.

Para o pesquisador do IZ, é preciso que o aumento na produção da pecuária nacional esteja em sintonia com as exigências da sociedade, quanto à conservação da água e do solo, ao bem-estar animal e à mitigação do efeito-estufa. Dessa forma, é possível obter-se a sustentabilidade na atividade, o atendimento às atuais demandas mundiais e a conquista de novos mercados.

Agenda – A programação do evento prevê ainda o lançamento, no dia 18 (quinta-feira), às 18h00, do sumário IZ 2011. Na sexta-feira (19), às 9h00, o IZ vai participar de mesa-redonda cujo foco são os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no programa de melhoramento genético e na Prova de Ganho de Peso do Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte de Sertãozinho. É importante lembrar que as linhagens do IZ são reconhecidas no meio pecuário e tem um papel importante no banco genético do zebu.

Além disso, o IZ vai participar de exposição com cinco animais selecionados do próprio rebanho, ao lado de dois animais de criadores convidados que foram destaques na Prova de Ganho de Peso de 2010 (trata-se do 1º Elite da PGP-2010 e do 1º Elite na PGP-CAR 2010).

Em 2005, o IZ deu início à utilização de touros e matrizes na identificação de animais quanto ao CAR (Consumo Alimentar Residual). Este trabalho, que vem sendo aprimorado, será difundido na ExpoGenética.

A ExpoGenética representa grande oportunidade de apresentação dos resultados das pesquisas para os profissionais da área de ciências agrárias e, principalmente, aos criadores interessados em promover melhorias na produção de seus rebanhos, com o uso de técnicas de melhoramento genético, diz a pesquisadora  Joslaine Cyrillo, uma das responsáveis pelo programa de melhoramento.

Todas as ações dos IZ durante a semana da ExpoGenética 2011 serão divulgadas via redes sociais, entre transmissões ao vivo e gravações via youtube, twitcam e facebook da SAA, em especial a palestra do dia 15 (segunda) e a mesa-redonda do dia 19 (sexta).

O IZ gera tecnologias aplicadas à produção animal, como melhoramento genético de plantas forrageiras e técnicas de manejo das pastagens; melhoramento de bovinos de corte (prova de ganho de peso de Sertãozinho e sêmen); ovinocultura (pioneirismo no estabelecimento de sistema de produção eficiente e rentável); pecuária leiteira (enfoque na produção de leite com qualidade e ações na área de ambiência); reprodução animal (biotécnicas aplicadas ao melhoramento genético); suinocultura (avanços na nutrição específica); área laboratorial (qualidade e confiabilidade das análises) e comitê de ética (garantia da metodologia científica que preserva o bem-estar dos animais experimentais).

A ExpoGenética é uma mostra de zebuínos provados pelos principais programas de melhoramento genético do Brasil.  É realizada na Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 (Parque Exposições Fernando Costa) no Bairro São Benedito, em UBERABA – MG. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail abczsst@abcz.org.br ou pelo telefone (34)3319-3930.

Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3466-9400 - Fax: (19) 3466-6415