#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


12/09/2011

Pesquisador Valvasori (IZ/APTA/SAA) foi entrevistado pelo Estadão de São Paulo (Julho de 2011)

Pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), Edison Valvasori, foi entrevistado pelo jornal O Estadão de São Paulo, no mês de julho de 2011. Participou da coluna que é destinada a atender as dúvidas referentes à agricultura.

 

Valvasori foi questionado se a folha de mandioca é comestível. De acordo com o pesquisador, que estuda o uso da mandioca na alimentação animal, por serem ricas em vitaminas A e C, minerais (com destaque para o ferro) e proteínas (cerca de 28%), as folhas da mandioca são consumidas em alguns países da África.

 

No Brasil, porém, há poucas informações sobre sua utilização para consumo humano, Na região Norte é popular o consumo das folhas cozidas, sobretudo no preparo da maniçoba, prato típico da região, mas a possibilidade de consumo de folhas desidratadas na alimentação humana é recente, segundo ele. De acordo com a matéria publicada, o pesquisador do IZ ressaltou que “A desidratação das folhas por meio de processo térmico, em que não há a volatilização do ácido cianídrico (composto que, em determinados níveis, é nocivo), também existente nas folhas, permite concentrar a fração protéica, mas conduz a outros problemas, como a perda de vitaminas, a retenção do cianeto, manutenção dos fenólicos e o elevado teor de fibras, responsáveis por fatores antinutricionais”, explica.

 

O pesquisador possui graduação em Zootecnia, pela UNESP/Jaboticabal, Mestrado em Nutrição Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP e Doutorado em nutrição e produção animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia pela UNESP/Botucatu. Atualmente é pesquisador cientifico nível V do Instituto de Zootecnia (IZAPTA/SAA), atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, desempenho, digestibilidade aparente, cana de açúcar, leite e aproveitamento de subprodutos agropecuários na nutrição de ruminantes. Para conferir a plataforma lattes do pesquisador na íntegra acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=067F79C1134E54DE580B040829C937D5.node3

 

Serviços:
Instituto de Zootecnia
Fone: 
(19) 3466-9400  - Fax: (19) 3466-6415     
Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa, SP – Brasil 
CEP 13460-000
zootecnia@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

 

Acompanhe a Secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br 

www.agriculturasp.blogspot.com 

www.twitter.com/agriculturasp 

www.flickr.com/agriculturasp 

www.youtube.com.br/agriculturasp 

www.facebook.com 

www.delicious.com/agriculturasp

 

Fonte: Estadão de São Paulo – 10 a 26 de Julho de 2011
 
Publicado desde 05/09/2011

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir