17/10/2011

Pesquisador do IZ participará da XXII Reunión Latinoamericana de Producción Animal no Uruguai com apresentação de pôster

Pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), Valdinei Tadeu Paulino apresentará pôster sobre quatro trabalhos desenvolvidos juntamente com os alunos da Pós-graduação do IZ.

A XXII Reunión Latinoamericana de Producción Animal a ser realizada em Montevideo, Uruguay no período de 24 a 26 de outubro de 2011, trata-se de um evento internacional que congrega pesquisadores, professores, empresas, produtores rurais e outros profissionais ligados ao ramo da Produção Animal, de toda a América Latina e do exterior.

Segundo o pesquisador, frente à importância dos efeitos da emissão de gases de efeito estufa (GEE) sobre as mudanças climáticas e aquecimento global, a pecuária erroneamente é tida como vilã do que ela não é, e sim, uma parceira dos esforços na mitigação ou redução nas emissões de GEE.

O trabalho aprovado que será apresentado terá quatro linhas de pesquisas:

O primeiro tem como temática “Estoque de carbono em sistemas de integração-lavoura-pecuária e em sistema convencional - (Carbon sequestration in integrated crop livestock and conventional management systems) - Valdinei Tadeu Paulino, Erika Maria de Lima Celegato Teixeira, José Evandro de Moraes”; o segundo trata-se do “Nitrogen uptake and apparent recovery by aruana grass in function of nitrogen fertilization - Valdinei Tadeu Paulino, Natalino Nunes Rasquinho; Alline Mariá Schumann, Karen Marques dos Santos” , o terceiro sobre “Morphological characteristics of aruana grass (Panicum maximum Jacq.) submited to sources and levels of nitrogen fertilization  Valdinei Tadeu Paulino, Natalino Nunes Rasquinho,  Alline Mariá Schumann, Karen Marques dos Santos, Rosana Aparecida Possenti” e o quarto sobre “Nutritive value of peanuts (Arachis pintoi) as a function of canopy height” por Valdinei Tadeu Paulino, Karen Marques dos Santos, Thiago Pereira Motta, Rafael Ribeiro Coelho de Paula Souza, Dayana Xavier da Silva, Alline Maria Schumann.

A divulgação na América Latina dos resultados de pesquisa realizadas em São Paulo, pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, através do Instituto de Zootecnia, demonstrarão a preocupação do Governo de Estado em resolver a questão ambiental e sócio-econômica de maneira a evitar prejuízos, conservar a segurança alimentar do boi verde ou criado em pasto, com redução na emissão de GEE e manter o Brasil como líder na produção comercial de bovinos. “O tema deste trabalho é de relevância internacional, considerando sua contribuição técnica-científica que este sistema oferece para a sustentabilidade de produção agropecuária nacional e mundial”, afirmou Paulino.

A participação do pesquisador neste evento oferece oportunidades de intercâmbio técnico-científico, com renomados pesquisadores, professores e técnicos, podendo trazer significativos benefícios ao desenvolvimento de projetos e atividades de pesquisa e ensino dentro do programa Instituto de Zootecnia/APTA/SAA.

Serviços:

Instituto de Zootecnia

Fone: (19) 3466-9400 - Fax: (19) 3466-6415 – Pesquisador Paulino: (19) 3466 - 9447 // paulino@iz.sp.gov.br

Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa, SP – Brasil

zootecnia@iz.sp.gov.br