NOTÍCIAS


14/11/2011

Diretor Geral concedeu entrevista para o site Agropágina com a temática Manejo correto diminui metano e sequestra carbono na pecuária

Diretor Geral do Instituto de Zootecnia da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IZ/APTA/SAA) João José Assumpção de Abreu Demarchi concedeu entrevista para o site Agropágina, no dia 28 de outubro de 2011, intitulada “Pesquisador diz que manejo correto diminui metano e sequestra carbono na pecuária”, por Herbert de Souza.

 

De acordo com Demarchi, entre as várias possibilidades, uma é o sequestro de carbono pelas pastagens utilizadas na pecuária que permitem acúmulo importante de carbono, contrabalanceando a emissão do metano entérico, permitindo um balanço muito mais favorável.

 

“É altamente variável, de solo para solo. Porém, o seqüestro de carbono existe e pode ser um dos compensadores do metano emitido pela pecuária. Mas, mesmo com o solo bem manejado, o rapto é finito, ou seja, acabará um dia. E então outra saída seria o seqüestro pela introdução de árvores. Além disso, ainda tem que ser considerada a questão viabilidade econômica, pois a sustentabilidade não se mantém sem essa questão”, explica João Demarchi.

 

O pesquisador segue argumentando que a produção de metano na indústria agropecuária contribui com aproximadamente 30% do total de gás emitido. Os ruminantes globalmente produzem de 80 a 103 milhões de toneladas de metano / ano, o que representa 25% do componente produzido pela humanidade e aproximadamente 3% do total de gases de efeito estufa. Entre as várias ações mitigadoras desses gases, pode-se citar: sistemas de manejo de dejetos da pecuária; Imunização para diminuição metabolicamente do metano, ainda em fase de pesquisa; estimuladores de crescimento animal, como forma de diminuir o tempo de vida de cada animal, mantendo a eficiência na produtividade; dieta balanceada e ou uso do confinamento e manejo de pastagens.

 

“A Agropágina é um jornal eletrônico de agronotícias sediado em Mato Grosso, que visa atender a uma demanda de mercado. Com equipe para dar cobertura 24 horas aos acontecimentos ligados a quem planta e produz. Agropágina pretende se tornar referência em notícias de agronegócios do Estado e do país. As notícias "de dentro da porteira e fora da porteira", abordagens das decisões políticas em torno da agricultura e pecuária, análises de mercado e a opinião de pesquisadores e especialistas farão parte do cotidiano deste veículo de comunicação digital” (site Agropecuária).

 

Para conferir a notícia na íntegra acesse:

http://agropagina.com.br/VerNoticia.php?cod=580

 
Serviços:

Instituto de Zootecnia

Fone: (19)3466-9400 begin_of_the_skype_highlighting            (19)3466-9400      end_of_the_skype_highlighting

Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa, SP – Brasil

CEP 13460-000

www.iz.sp.gov.br

 

Acompanhe a Secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br

www.agriculturasp.blogspot.com

www.twitter.com/agriculturasp

www.flickr.com/agriculturasp

www.youtube.com.br/agriculturasp www.facebook.com

www.delicious.com/agriculturasp

 

Fonte: Agropágina por Herbert de Souza
Foto: Diretor Geral do IZ
João José Assumpção de Abreu Demarchi


Publicado desde 08/11/2011

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir