14/02/2012
Aluno da PG-IZ defendeu dissertação sobre Uso do Fosfato de Levamisol em vacas leiteiras e desempenho reprodutivo pós – parto
Aluno da Pós Graduação Alfredo José Ferreira de Melo do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IZ/APTA/SAA), defendeu, no último dia 08 de fevereiro, às 8h30, no auditório do IZ, a dissertação de mestrado intitulada “Uso do Fosfato de Levamisol em vacas leiteiras e desempenho reprodutivo pós – parto”.
A banca foi composta pelos pesquisadores e professores Keila Maria Roncato Duarte, Fábio Monteiro e Daniel de Jesus C. de Oliveira.
Segundo Melo, na atividade leiteira, problemas como retenção de placenta, metrites e endometrites, que acometem o trato reprodutivo das fêmeas no período pós – parto, causam grandes prejuízos ao produtor, decorrente da queda na produção de leite, gastos com medicamentos, descarte do leite e baixo desempenho reprodutivo.
O aluno considerou que as patologias acima mencionadas geralmente estão relacionadas com o estado imunológico sistêmico do animal, diversos produtos com atividade imunoestimulante têm sido sugeridos para ser administrados, preventivamente, no período pré-parto. Neste trabalho, dois rebanhos leiteiros, formados por fêmeas bovinas Jersey e Holandesas, foram utilizados no intuito de avaliar a ação benéfica do Fosfato de Levamisol, medicamento comumente utilizado para o controle de parasitas e que provoca, dentre outros, um aumento na atividade imunológica. Os animais receberam Fosfato de Levamisol (Ripercol L 150 F – FortDodge Saúde Animal) na dosagem de 3,5 mL por kg de peso vivo em duas aplicações no pré-parto.
Ainda, segundo o mestrando, as amostras de sangue foram coletadas quinzenalmente para quantificar a concentração de imunoglobulinas G no soro pelo método de imunoafinidade. Adicionalmente, foram analisadas diversas variáveis reprodutivas (período de serviço, taxa de concepção, incidência de patologias reprodutivas).
O estudo foi finalizado com dados que foram analisados utilizando métodos de estatística não paramétrica. Não houve diferenças entre os animais tratados e os que receberam o placebo. Foi concluído que o uso de Fosfato de Levamisol no período pré-parto não altera a atividade imunológica nem o desempenho reprodutivo dos animais.
Em breve o estudo poderá ser conferido na íntegra no site do IZ – www.iz.sp.gov.br.
Veja todas as notícias