NOTÍCIAS


25/10/2000

IZ promove reunião técnica sobre bovinos

O Instituto de Zootecnia (IZ) estará promovendo, dia 25 de outubro de 2001, a partir das 9 horas, em sua Estação Experimental de São José do Rio Preto (SP) uma Reunião técnica para apresentação de resultados sobre seleção, cruzamento, manejo e estratégias de alimentação de bovinos.

O encontro tem por meta transferir aos pecuaristas informações sobre Avaliação de Desempenho de Zebuinos selecionados e não selecionados em regime de Confinamento na PGP (Prova de Ganho de Peso) de Sertãozinho; Suplementação de fêmeas a pasto; Teste de Desempenho a Campo da Raça Santa Gertrudis (Avaliação de tourinhos); Confinamento de machos e fêmeas contemporâneas para altos níveis de Ganho de Peso; além de pesquisas sobre Manejo de Reprodutores de Eqüinos realizadas na Estação Experimental de Colina.

Atualmente, a crescente demanda de touros para utilização em cruzamento industrial, principalmente com raças zebuínas, tem gerado a necessidade de identificar touros geneticamente superiores(relevantes ganhadores de peso a pasto). A Prova de Ganho de Peso constitui, assim, a principal ferramenta de seleção do "Projeto de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas" realizado desde 1976 na Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho e tem se mostrado altamente eficiente, uma vez que foram constatados ganhos genéticos anuais de 1,6 a 2,9kg/ano no peso padronizado aos 378 dias de idade (P378) para machos dos rebanhos Nelore e Guzerá.

Em São José do Rio Preto o Teste de Desempenho a Campo tem mostrado ser de extrema importância à pecuária e ao melhoramento da raça Santa Gertrudis (SG). O IZ busca identificar animais superiores para atender melhor ao mercado, já que a rusticidade da raça Santa Gertrudis tem sido comprovada, entre vários fatores, pelos importantes resultados do trabalho a campo dos touros sob altas temperaturas, como verificadas nos Estados de Mato Grosso e Goiás.

Para participar do evento não será necessário taxa de inscrição, sendo aberto a produtores rurais, técnicos e estudantes da área.

Estarão ministrando as palestras os pesquisadores do IZ Flávio Dutra de Resende, José Victor de Oliveira e Roberto Molinari Peres. Maiores informações através do Núcleo de Pesquisa Zootécnicas do Noroeste -São José do Rio Preto, pelo telefone (0**17) 233-1500. Email: iz.sjrp@zaz.com.br


 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir