NOTÍCIAS


27/11/2001

IZ finaliza a PGP de bubalinos de corte

Procurando incentivar o desenvolvimento da bubalinocultura no Vale do Ribeira, o Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), realiza dia 27 de novembro, em Registro (SP), a final da XII Prova de Ganho de Peso de Bubalinos (PGP).

A PGP é um teste de desempenho que identifica animais jovens, geneticamente superiores, visando a produção de bubalinos para corte.

O pesquisador e chefe da Estação Experimental de Zootecnia de Registro, Roberto Hauck Reichert, diz que a Prova serve para todo Brasil, "considerando que no país é a única a ser realizada com bubalinos para produção de carne".

"Na avaliação para corte a PGP garante 65% de herdabilidade genética, enquanto a leiteira chega a 8%", completa Hauck.

A Estação vem pesquisando sistemas de produção de bubalinos, desenvolvendo projetos de inseminação artificial e realizando as provas de ganho de peso para atender os produtores de animais para corte.

Uma das metas do Programa de Desenvolvimento da Bubalinocultura é facilitar para os pequenos e médios criadores a aquisição de matrizes e reprodutores. O IZ também oferece orientação técnica para o manejo de pastagens, difundindo tecnologia por meio de dias de campo, palestras e cursos, destinados a estudantes e profissionais da área de produção animal.

O rebanho brasileiro de búfalos tem apresentado crescimento acelerado. Estima-se um aumento de 50% desde 1990, quando somava pouco mais de 2 milhões de cabeças. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, ainda é pequeno quando comparado à população de bovinos, que anda pela casa dos 165 milhões de cabeças. Em São Paulo, o maior rebanho de búfalos concentra-se justamente no Vale do Ribeira, cerca de 15 mil animais.

Esse projeto de pesquisa do IZ faz parte de um dos dez Programas do Governo Paulista e está inserido no Incremento da competitividade das cadeias de proteína animal, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista.
 
O IZ é uma instituição pioneira na introdução e melhoramento de gado zebuíno e caracu no Estado de São Paulo. Com mais de 50 anos de PGP. É considerado Centro de referência nacional e com reconhecimento internacional em melhoramento genético de gado. E agora passa a ser reconhecida na area de PGP para bubalinos.
 
Mais informações e inscrições pelo telefone (**13) 3822-9068. A Estação fica na Rodovia Regis Bittencourt, km 435, Ribeirão Velho, Registro (SP).

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir