NOTÍCIAS


24/10/2001

IZ promove reunião técnica sobre bovinos de corte

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará promovendo dia 24 de outubro, a partir das 8h30, reunião técnica para apresentação de resultados de pesquisa sobre bovinos de corte Santa Gertrudis. O encontro acontece no Núcleo de Pesquisas Zootécnicas do Noroeste em São José do Rio Preto (SP).

A reunião pretende transferir técnicas de produção, manejo e utilização de alimentos volumosos e concentrados para bovinos suplementados à pasto, confinados e semi-confinados, indicando alternativas de tipos de alimentação para consumo dos animais, proporcionando qualidade, produtividade e a relação custo beneficio viável para o produtor dentro do sistema de produção.

Segundo o pesquisador científico e diretor do Núcleo, Célio Luiz Justo, serão feitas apresentações de painéis sobre os resultados de pesquisas realizadas com animais Santa Gertrudis, destacando o manejo nas etapas de desenvolvimento na cria, recria e engorda e as técnicas de alimentação empregadas - suplementação à pasto, confinamento e semi-confinamento - no sistema de produção de bovinos de corte.

As técnicas de utilização do plantio direto e os efeitos da produção das culturas destinadas a alimentação animal, visando a obtenção de grãos, silagens e plantas forrageiras que servirão de alimento na forma de pastejo para os animais também serão expostos.

No programa estão previsto duas palestras. O pesquisador do IZ João José Assumpção de Abreu Demarchi abordará a Suplementação Volumosa com cana de açúcar, já o pesquisador da Embrapa Luciano de Almeida Corrêa falará sobre a  Adubação da pastagem - pastejo rotacionado em piquetes.

Os temas estão direcionados praticamente ao atendimento das crescentes demandas regionais relacionadas a utilização de volumosos para alimentação de bovinos com cana de açúcar, principalmente no atendimento do fornecimento suplementar desse alimento volumoso na época da seca, e ainda, "oferecer informações técnicas aos produtores sobre a utilização de piquetes com pastejo rotacionado, indicando alternativas de manejo animal e plantas forrageiras que proporcionem vantagens para o aumento de produtividade em suas propriedades", destaca o pesquisador Célio.

Esse projeto de pesquisa do IZ faz parte de um dos dez Programas do Governo Paulista: Incremento da competitividade das cadeias de proteína animal, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista.

Mais informações e inscrições pelo telefone (17) 233.1500 e 233.1753. O Núcleo de Pesquisas Zootécnicas do Noroeste fica na Rodovia Washington Luiz, Km 445, São José do Rio Preto (SP), emailiz.sjrp@terra.com.br

Programa:

8:30 - Abertura
9:00 - Palestra 1: Suplementação volumosa com cana de açúcar .

Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi – pesquisador do Centro de Nutrição e Alimentação Animal do Instituto de Zootecnia

10:00 - PAINÉIS : Apresentação de resultados de pesquisas realizadas no NPZ-NO ( São José do Rio Preto) à respeito de confinamento, suplementação a pasto e plantio direto

OBS: Durante a apresentação dos painéis será realizado o "coffee break"

10:45 – Palestra 2: Adubação da pastagem – Pastejo Rotacionado

Dr. Luciano de Almeida Corrêa, pesquisador do Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste – São Carlos, da EMBRAPA

11:45 – Perguntas

12:15 - Encerramento

 

Patrocínio:

AGROFORT – Comércio de Produtos Agropecuários e Ferragens KATEC – Agro-Técnica LTDA – Divisão Nutrição Animal e Biotenologia
SERRANA  Fertilizantes e Nutrição Animal

Apoio:

EDR – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
EDA – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir