Bovinos de Corte
Cruzamento e prova de Ganho de Peso
A Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, promoveu o melhoramento genético de seu rebanho Nelore e hoje obtêm uma produção de touros entre os melhores, classificando-os entre os primeiros doranking, nos sumários de touros publicados no país, pelos diferentes editores.
A Prova de Ganho de Peso é um teste de desempenho individual utilizado como fonte de informação para a identificação e seleção de bovinos em características relacionadas ao crescimento. Para a avaliação do desempenho as duas características consideradas são o ganho de peso diário num período de 112 dias e o peso pós-desmame padronizado à idade de 378 dias.
Uma série de estudos foram feitos com os rebanhos de Sertãozinho, que resultaram em uma série de publicações todas elas referentes aos estudos em desenvolvimento na área de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte. Analisando os 18 anos de progênies produzidas dos rebanhos selecionados, pode-se concluir que: o diferencial de seleção de touros representou em torno de 80% do diferencial total conseguido pela seleção nos dois sexos. Na seleção de touros conseguiu-se 91% do diferencial máximo teórico do rebanho.
Em melhoramento genético de gado, trabalha com as raças zebuínas -Gir, Nelore e Guzerá-, e Caracu, produzindo aproximadamente 300 animais de potencial genético conhecido, entre machos e fêmeas, por ano. Os animais reprodutores, comprovados melhoradores, estão sendo submetidos a coleta de sêmen, material já disponível no mercado, através das Centrais de Inseminação Artificial.
Bovino de Leite
Raças Jersey, Gir, Girolando e melhoramento de raça pelo fenótipo
A Estação Experimental tem suas diretrizes baseadas em pesquisas integradas nas áreas de ambiência, melhoramento genético, reprodução, nutrição e sanidade animal, procurando fornecer subsídios para a pecuária leiteira da região e proporcionando alternativas eficientes e econômicas para os produtores de leite.
A Unidade possui diversos projetos de pesquisa em andamento como o Estudo do sistema de manejo intensivo de capim elefante mediante o uso de pastejo rotacionado no verão e de diferentes formas de suplementação volumosa no inverno, buscando informações que possibilitem uma produção de leite econômica e racional.
São diversas alternativas de manejo para vacas Jersey no Nordeste Paulista, oferecendo aos produtores um pacote técnico e econômico eficiente para produção de leite. Os pesquisadores também investigam o potencial de produção de vacas da raça Jersey submetidas a quatro esquemas de manejo, buscando informações que possibilitem produção de leite racional e econômico além de analisar os possíveis efeitos na produção de leite decorrente de variações na temperatura e umidade relativa do ar.
Vitelo
O projeto de vitelo rosado é desenvolvido no Núcleo de Pesquisa Zootécnicas Geraldo José Rodrigues Alckmin, do Instituto de Zootecnica, Pindamonhangaba, visando o desenvolvimento e adaptação de tecnologias para otimização técnica e econômica da criação comercial de vitelos no Estado de São Paulo. Serão desenvolvidos estudos nas áreas de nutrição e ambiência/manejo, buscando melhores fontes de sucedâneos, aperfeiçoando a alimentação de concentrado através do uso de fontes de fibras, proteína, gordura, aditivos e probióticos, além de adequação do conforto térmico e sanitário. São avaliados também a viabilidade econômica do sistema de produção. A pesquisa cria uma alternativa a mais às granjas leiteiras, com os animais machos os quais geralmente são sacrificados nos primeiros dias de vida com retorno econômico praticamente nulo.
Caprinos de corte
Cruzamento industrial de fêmea Boer com macho Saaner.
Outra linha de trabalho que o IZ vem desenvolvendo, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), refere-se ao estudo da produção de carne de cabrito, por ser o mercado da carne emergente. Esse trabalho pretende demonstrar ao produtor a viabilização da produção de carne caprina, através do uso de reprodutores selecionados para a produção de carne, em plantéis produtores de leite, possibilitando ao caprinocultor obter uma renda maior com a comercialização de cabritos com melhor qualidade de carcaça.
O plantel é constituído de cabras da raça Saanen, de grande aptidão leiteira, melhoradas com o uso de reprodutor ou sêmen de animais de alta produtividade, sendo realizado também cruzamento industrial, para produção de carne, com reprodutores da raça Boer.
Hoje a demanda por carne de cabrito em SP é grande. Para atender esse mercado a integração dos manejos zootécnico e reprodutivo poderá aumentar e gerar mais uma receita ao produtor com a criação de cabritos para corte em sistema de confinamento e abate precoce.
O sistema diminuirá o tempo necessário para o acabamento dos animais para abate, além de melhorar significativamente a qualidade da carcaça. O subprojeto piloto do IZ "Desempenho e características de carcaças de cabritos Saanen e cruzados Boer" (financiado pela FAPESP) já apresentou resultados animadores, indicando que essa tecnologia pode ser recomendada como alternativa para incrementar a atividade, direcionando-a para a produção mista, de leite e de carne.
Ovinos
Cordeiros superprecoce
A ovinocultura vem apresentando um acentuado crescimento no Estado de São Paulo. O aumento na demanda da carne de cordeiro é verificado na região da Grande São Paulo e, também, em Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto.
Esses mercados vêm sendo atendidos, principalmente, pelo Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. A qualidade das carcaças comercializadas nem sempre atende as características desejadas pelo mercado consumidor, que valoriza a carcaça de animais jovens, abatidos com idade inferior a 150 dias e peso vivo entre 28 a 32 kg.
As condições de clima, solo e topografia, bem como as características da estrutura fundiária determinam uma situação peculiar no Estado. O elevado custo da terra, o grande potencial de produção de forrageiras, as diferenças acentuadas nas curvas anuais de precipitação e temperatura e, ainda, as características próprias do mercado consumidor, determinam a necessidade de uso de sistemas de criação adequados, incluindo a utilização intensiva de pastagens e a terminação de crias em confinamento.
O sistema IZ de produção de ovinos precoce que melhor resultado vem apresentando, prevê a manutenção das matrizes a pasto até o momento da parição, quando então, mãe e crias, são confinadas em instalações simples, com piso em chão batido forrado com cama (bagaço de cana, serragem ou maravalha de madeira).
A alimentação básica consiste em volumoso (silagem ou capim picado) de boa qualidade, fornecido a vontade, e concentrado em qualidade e quantidade determinadas pela valor nutritivo do volumoso e da exigência nutricional dos animais (dependente do peso vivo da matriz e do número e idade das crias).
O período de aleitamento varia de 45 a 90 dias, dependendo da raça, nível alimentar, potencial genético das matrizes e situação de mercado, sendo que após o desmame as matrizes voltam ao pasto enquanto as crias, em esquema de acabamento, com alimentação reforçada, para abate 95 dias de idade com peso vivo médio de 30 kg.
A atividade se firma cada vez mais como alternativa a pequena e média propriedade rural.
Equinos
Uso de fêmea Bretão como receptora
-
Os projetos de pesquisa do IZ fazem parte de um dos dez programas do Governo Paulista para o incremento da competitividade das cadeias de proteína animal, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista.
-
Mais informações no site www.animaltec.com ou pela Assessoria de Comunicação do IZ (19) 466-9434, email aimprensa@izsp.br
Dinâmicas geral dos participantes na Animaltec
-
Demonstração de sistemas de produção de fenos e silagens;
-
Análise de sistemas de produção de volumosos;
-
Análises técnico-econômica sobre rações, sais minerais, complementos protéicos, e vitamínicos;
-
Teste de digestibilidade;
-
Demonstração de sistemas de formação, reforma e exploração de pastagens;
-
Demonstração do uso de produtos e técnicas de produção de pequenos animais;
-
Demonstração do uso de produtos e métodos para controle dos ectos e endoparasitas nas diferentes espécies animais, incluindo pequenos animais;
-
Demonstração de técnicas reprodutivas envolvendo coleta de sêmen, inseminação, sexagem e transferência de embriões, sincronização de cio e diagnóstico de prenhez;
-
Demonstração dos avanços nos programas de melhoramento genético nas diferentes espécies e raças;
-
Demonstração de sistemas de produção em animais silvestres, avicultura, aquicultura, bovinocultura de corte e leite, bubalinocultura, caprinocultura, cunicultura, ovinocultura e suinocultura;
-
Exposição de raças e cruzamentos de diferentes espécies;
-
Demonstrações de técnicas de conforto animal;
-
Demonstrações de aproveitamento de resíduos na alimentação animal e reciclagem dos dejetos dos animais em sistemas integrados de criação;
-
Demonstrações de utilização de instalações, equipamentos e acessórios para manejo de animais;
-
Realização de provas hípicas com diferentes finalidades;
-
Tipificação de carcaças;
-
Demonstrações de tipos de cortes, defumados, preparo de embutidos e embalagens para comercialização de carnes;
-
Demonstrações de produção de derivados de carne e leite;
-
Filetagem e defumação de peixes.