NOTÍCIAS


22/06/2001

IZ realizará reunião técnica sobre gado Santa Gertrudis

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará promovendo dia 22 de junho, a partir das 8h, Reunião Técnica para apresentação de resultados da 2ª Prova de Desempenho a Campo da raça Santa Gertrudis.

O evento acontecerá no Núcleo de Pesquisas Zootécnicas do Noroeste, em São José do Rio Preto (SP), através de uma reunião e dia de campo com o objetivo de apresentar a metodologia do teste aplicado e os resultados obtidos.

Os Testes de Desempenho a Campo (Tedescam) são recentes no Estado, estão praticamente sendo implantados, enquanto os de confinamento são mais tradicionais.

O projeto tem por meta atender uma demanda existente para identificar tourinhos para cruzamento industrial, que sejam comprovadamente bons ganhadores de peso a pasto e "adaptados" às condições de campo para um bom desempenho.

A Prova também busca identificar animais superiores para atender melhor as necessidades do produtor, já que a rusticidade da raça Santa Gertrudis tem sido comprovada, entre vários fatores, pelos relevantes resultados do trabalho a campo dos touros sob altas temperaturas, como verificadas nos Estados de Mato Grosso e Goiás.

Para os pesquisadores no sistema de produção intensivo, o pasto, considerado cultura, deve ser sempre bem manejado e rotacionado para gerar bom ganho de peso.

Os pastos são manejados de forma contínua (pastejo contínuo), com o objetivo de valorizar o ganho de peso individual, possibilitando a obtenção de melhores dados sobre o nível de adaptação dos animais ao ambiente.

A Prova simula as condições do meio ambiente encontradas pelos animais ao campo. Assim pretende-se melhorar as condições do teste para permitir a obtenção de dados cada vez mais eficientes e relevantes ao produtor.

"Cada grama de peso ganho a pasto é de fundamental importância no Teste", salienta Célio Luiz Justo pesquisador. Comparado à pecuária padrão que tem um ganho médio de 200 gramas/dia, nesse Teste os animais chegam a um ganho médio de 600 gramas/dia.

Esse projeto faz parte de um dos dez Programas do Governo Paulista para o incremento da competitividade das cadeias de proteína animal, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista.

A reunião, destinada a produtores rurais, técnicos e estudantes da área, não tem limite de vagas e não haverá de taxa de inscrição.

Participam da realização do evento o Instituto de Zootecnia, Associação Brasileira de Santa Gertrudis, EDA, EDR e FUNDEPEC.

Mais informações e inscrições pelo telefone (0**17) 233-1500/233-1753, com os pesquisadores Célio Luiz Justo e José Luiz Viana Coutinho Filho. O NPZN fica na Rodovia Washinhton Luiz, km 445- S. José Rio Preto/SP. Email: iz.sjrp@terra.com.br

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir