NOTÍCIAS


17/02/2001

IZ promove palestras sobre pastejo bovino em braquiária

Participando do programa de um dos maiores eventos sobre pastagens no mundo, o "19º Congresso Internacional de Pastagens", que acontece pela segunda vez no Brasil, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP) estará promovendo de 15 a 17 de fevereiro, em Nova Odessa (SP), a partir das 8 horas, Dia de Campo sobre Produção de Animal a Pasto.

Braquiaria Brizantha e suplementação no cochoNo dia 17, sob a coordenação do pesquisador Antônio João Lourenço, o IZ estará apresentando os resultados mais recentes de pesquisa sobre o desempenho do animal, da desmama ao peso de abate,  a avaliação da carcaça é feita com ultrasom. Os trabalhos abordam o bovino Nelore em pastejo de Brachiaria brizantha suplementado no cocho, no período da seca, com e sem o uso de Banco de Proteína Leucema leucocephala; alimentação com o uso de subprodutos (poupa cítrica e refinazil úmido) como ingredientes do suplemento alimentar; avaliação de forrageiras em sub-bosque de pinus; avaliação de novos acessos do gênero Brachiaria; além de demonstração, no curral, do manejo de brinco com microship e código de barra para identificação de bovinos.

Nos dias 15 e 16 o IZ  receberá um grupo de 60 participantes estrangeiros para o dia de campo sobre a produção de animal a pasto, nestes dias oprograma será ministrado em inglês.

Para o Dia de campo no IZ as informações podem ser obtidas através do telefone (19) 466-9444. A taxa de inscrição é de R$30,00 para participantes brasileiros e U$33,00 para participantes estrangeiros. Endereço eletrônico do Centro de Forragicultura e pastagem: cfp@izsp.br . O IZ fica na rua Heitor Penteado, 56, centro, Nova Odessa (SP).

O Congresso

Pesquisadores de mais de 90 países, com 1.200 trabalhos em forma de painéis e 66 palestras, versando sobre sistemas de pastagens, impactos ambientais e sustentabilidade na pecuária, biodiversidade, simulação e modelos computacionais e transferência de tecnologias, participam do encontro que está sendo realizado desde o dia 11 e irá até 21 de fevereiro no Hotel Fazenda Colina Verde, em São Pedro (SP). Dos dias 15 a 18 haverá um intervalo para que os participantes possam visitar diferentes zonas geográficas do Brasil. A segunda metade do encontro será retomada com palestras no Hotel Fazenda.

O programa técnico do Congresso tem por objetivo rever os progressos alcançados na área nos últimos anos e estabelecer novas tendências e prioridades para a pesquisa mundial. O evento integra as comemorações do Centenário da Esalq-USP. O Congresso técnico é o primeiro do milênio e está sendo realizado pela segunda vez no Brasil. A primeira foi na década de 60, em São Paulo, o próximo será no Reino Unido, em 2005.

O XIX Congresso Internacional de Pastagens é patrocinado pela Dow AgroSciences, Monsanto do Brasil Ltda, Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp).


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir