NOTÍCIAS


31/10/2002

IZ encerra a 52ª Prova de Ganho de Peso com Leilão (31/10)

No dia 31 de outubro, das 8 às 11 horas, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA) promoverá Leilão, no seu Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte (Capta Carne-IZ), em Sertãozinho (SP).

Serão oferecidos 300 bovinos das raças Nelore, Guzerá, Gir, Caracu e Mestiços, machos e fêmeas, animais que receberam classificação superior e elite na Prova. Há também alguns reprodutores das provas anteriores.

De acordo com o pesquisador responsável do Centro de Bovinos de Corte, Leopoldo Andrade de Figueiredo os animais apresentam, cada vez mais, resultados melhores, atingindo e, até mesmo, superando as expectativas em comparação aos anos anteriores.

Mais informações pelos telefones (16) 3491-6156 ou (16) 3491-6157. O Centro fica na Rodovia Carlos Tonani, SP-333, Km 94, Sertãozinho (SP).

Ganho de peso

Com o intuito de identificar animais geneticamente superiores para interesse econômico, principalmente quanto ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça, a Prova de Ganho de Peso (PGP), realizada pelo Instituto de Zootecnia (IZ) em parceria com a Yakult, tornou-se uma ferramenta importante para auxiliar em sistemas de avaliação genética entre rebanhos.

A Prova desse ano conta com a parceria da Central Yakult e envolve o Sistema PROGENEL – Sistema de Produção de Touro Nelore Certificado. Participam ainda a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Associação de Criadores de Nelore do Brasil, a EMBRAPA – Gado de Corte, a Fazenda Camargo Correa, e a Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto.

A PGP, que testa o desempenho em bovinos de corte, é única, além de ser realizada há 52 anos pelo Instituto de Zootecnia. Participam animais de criadores de vários Estados do país, da própria Instituição, bem como há participação de outros países.

São praticamente 80.000 vacas Nelore registradas, 20000 bezerros selecionados, 10000 bezerros vistoriados em fazendas, 400 bezerros em PGP, 60 garrotes Elite na PGP, 20 garrotes selecionadas pela Comissão de juízes oficiais, 20 touros em prova de controle individual 10 touros em teste de progênie e 2 a 3 touros provados como melhorador de plantel.

O diretor técnico de Departamento do IZ, Gilberto Bufarah, acompanhou a final da seleção de animais classificados como Elite da Prova de Ganho de Peso de (PGP) de Bovinos, que aconteceu no dia 20 de outubro, no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte (antiga Estação Experimental de Zootecnia) do Instituto de Zootecnia, em Sertãozinho (SP).

Desempenho animal

Os testes de desempenho individual se aplicam a características mensuráveis no próprio animal e que possuam herdabilidade de medianas a altas. A herdabilidade é um parâmetro genético, cujo valor varia de 0 a 1, que indica o quanto das diferenças de desempenho observadas entre os animais se devem a efeitos aditivos dos genes sobre uma determinada característica.

Quanto maior a herdabilidade, maior a associação entre o desempenho observado (fenótipo) do animal e o valor de seu gameta médio (valor genético) quando utilizado na reprodução. Duas características comumente mensuradas em provas de ganho de peso, o peso pós-desmame e o ganho de peso médio diário, possuem herdabilidade em torno de 0,40. Isso significa que, da variabilidade total entre os animais (variação fenotípica), aproximadamente 40% é devida à ação

A eficiência da PGP também pode ser observada por meio dos Sumários de touros gerados tanto por órgão oficiais como particulares, como o do Ministério da Agricultura (Embrapa), da Universidade de São Paulo (USP), do Sumário Aliança (GENESYS), nos quais um grande número de touros provenientes dos rebanhos da Estação Experimental, classificam-se entre os primeiros colocados, com diferenças esperadas nas progênies positivas para várias características de importância econômica.

 

Destaque IZ

No 3º Leilão PAINT, realizado no dia 03 de outubro, em Campo Grande (MS) o destaque absoluto do leilão, ficou por conta do jovem reprodutor PAINT Titã - com apenas 24 meses de idade e filho de Marel em vaca Nanzuque do IZ – que bateu o recorde de preço em todos os tempos para um touro Nelore comercial (CEIP), com a negociação de 50% pela extraordinária quantia de R$ 63.000,00.

Titã foi eleito o melhor filho de Marel, avaliado pelo programa. Um importante touro da pecuária nacional, que possui características marcantes, como carcaça sensacional, prepúcio corretíssimo e DEPs harmônicas e produtivas, de acordo com divulgação da Lagoa da Serra.

A importância de programas de melhoramento genético de bovinos é reconhecida, cada vez mais, pelos pecuaristas, trabalho que o IZ vem realizando desde 1976.

MAREL (Código Lagoa): 1741
 
Reg.: I3157
 
Nasc.: 08/09/92
 
Peso: 1100Kg aos 5 anos e 10 meses
 
Criador: Instituto de Zootecnia de Sertãozinho
 
Proprietário: Humberto F. Tavares & Irmãos
 
PROVADO, CONFIÁVEL E DESTACADO
Fruto do programa de seleção do IZ, Marel foi um dos melhores animais de sua safra, tendo pedigree e prova muito consistentes para peso. Marel produz filhos com destaque para peso ao desmame e sobreano. Provado positivo nos 5 Sumários da raça.No PAINT/01 é Top 5% para peso aos 205 dias, Top 1% para ganho 205-450 dias, Top 2% para 450 dias e Top 15% para perímetro escrotal aos 450 dias. No Aliança/01 é Top 10% para GND, D160, precocidade, conformação e musculatura ao desmame e sobreano, GNS e D400. No Sumário CFM/01 é Top 6% para stayability (longevidade reprodutiva)

(Fonte: site Lagoa da Serra – http://www.lagoa.com.br/main_noticia.asp?idNoticia=37&opcao=Integra )

 


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir