NOTÍCIAS


28/06/2002

IZ realiza dia de campo sobre cana-de-açucar na alimentação de bovinos

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará promovendo dia 28 de junho, a partir das 8h, na Unidade de São José do Rio Preto (SP) dia de campo sobre a utilização de cana-de-açúcar na alimentação de bovinos.

A cana-de-açúcar como alimento para bovinos é uma relevante opção para esse período seco do ano, há uma alta produção por área e maior concentração de açúcar. O dia de campo tem por meta atender a demanda de informações pelo assunto através de palestras e dinâmica de campo, abordando a formação e manejo da cultura e o seu uso na alimentação animal.

De acordo com o coordenador do evento, pesquisador Roberto Molinari Peres, a cana pode ser utilizada nos mais variados sistemas de produção – "in natura" ou conservada, em grandes e pequenas propriedades, com corte manual ou mecanizado. "Com um alqueire da planta, alimenta-se cerca de 80 cabeças de bovinos, com peso médio de 300kg, durante 150 dias", afirma.

Molinari explica que essa planta pode ser utilizada tanto para bovinos de corte, como para bovinos leiteiros. "Os resultados esperados com o uso da cana dependerão das exigências dos animais alimentados e da complementação da dieta com outros ingredientes protéicos ou energéticos".

Atualmente o maior entrave nas propriedades pecuárias está se concentrando no mal aproveitamento do potencial da cultura, principalmente, devido às deficiências ocorridas por ocasião da formação e manejo pós corte.

"A cana-de-açúcar será uma opção econômica a partir de sistemas que aproveitem pelo menos quatro anos de um mesmo plantio", destaca o pesquisador.

O produtor deve se preocupar com uma implantação da cultura, respeitando orientações técnicas próprias para a sua região, além de fazer um manejo pós corte, visando o controle de plantas invasoras e a adubação de manutenção. "Dessa maneira o produtor viabiliza economicamente essa interessante opção para o período de estiagem", completa Molinari.

O evento não tem limite de vaga e não há taxa de matrícula. A APTA Centro Norte - UPD de Mirassol, através do Instituto de Zootecnia e da CATI - EDR de São José do Rio Preto, promove o dia de campo.

Esse projeto de pesquisa, do IZ/APTA/SAA, faz parte de um dos dez Programas do Governo Paulista: Incremento da competitividade das cadeias de proteína animal, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista.

Mais informações e inscrições pelo telefone (17) 233.1753, FAX (17) 233.1500 ou email iz.sjrp@zaz.com.br. A Unidade de pesquisa fica na Rodovia Washington Luiz, km 445, São José do Rio Preto (SP).

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir