NOTÍCIAS


21/06/2002

IZ realizará reunião técnica sobre gado Santa Gertrudis

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará realizando dia 21 de junho, a partir das 8h30, Reunião Técnica para apresentação de resultados do 3º Teste de Desempenho a Campo da raça Santa Gertrudis (Tedescam), em São José do Rio Preto (SP).Novilhas da raça Santa Gertrudis

O evento tem por objetivo apresentar a metodologia do teste aplicado e os resultados obtidos. Na Prova são identificados tourinhos para cruzamento industrial, comprovadamente bons ganhadores de peso a pasto e "adaptados" às condições de campo para um bom desempenho.

A rusticidade da raça Santa Gertrudis tem sido comprovada, entre vários fatores, pelos relevantes resultados do trabalho a campo dos touros sob altas temperaturas, como verificadas nos Estados de Mato Grosso e Goiás. Com isso a Prova busca identificar animais superiores para atender melhor as necessidades do produtor.

A reunião, destinada a produtores rurais, técnicos e estudantes da área, não tem limite de vagas e não haverá taxa de inscrição.

Para o dia está previsto palestras sobre Cruzamento de bovinos e o Uso de minerais orgânicos na nutrição animal.

Esse projeto de pesquisa do IZ faz parte de um dos dez Programas do Governo Paulista: Incremento da competitividade das cadeias de proteína animal, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista.

A pesquisa é realizada no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios (PRDTA/ APTA) do Centro Norte, por intermédio da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Mirassol (UPD – Mirassol) e a Associação Brasileira de Santa Gertrudis (ABSG). Participam da realização do evento o Instituto de Zootecnia, Associação Brasileira de Santa Gertrudis, EDA-EDR de Rio Preto e Tortuga.

Mais informações pelo telefone (0**17) 233.1500 e 233.1753. A Unidade fica na rodovia Washington Luiz (SP310), km 445, São José do Rio Preto (SP). E-mail: iz.sjrp@terra.com.br

Ganho de peso

O 3º Teste iniciou em junho de 2001 e terminou em maio de 2002, foram 56 dias de adaptação e 282 dias de avaliação de 29 animais de 11 produtores da Associação Brasileira de Santa Gertrudis.

"A média de ganho de peso vivo no período de avaliação foi de 594 gramas por animal ao dia, sendo que a Prova aconteceu no período das águas e seca. O animal de melhor desempenho atingiu 766 gramas ao dia", explica José Luiz Viana Coutinho Filho, pesquisador do IZ.

A classificação finalizou com 5 animais Elite, 7 Superior, 1 Superior Mediano, 4 regular, 7 Comum e 4 Inferior. De acordo com Coutinho, esse ano, houve pouca diferença de variação nos ganhos de peso entre animais.

Os animais permaneceram durante toda a prova em uma área de Brachiaria decumbens e suplementados com mistura de mineral, sendo que na mistura seca havia uréia. "Houve uma disponibilidade alta de forragem, mínimo de 2500 kg de matéria seca por hectare, permitindo uma maior seletividade e maior valorização do ganho individual", destaca.

Nessa reunião técnica estarão a venda vários animais que participaram do Tedescam e outros que não passaram pela Prova. Todos os animais estão certificados com teste negativo para brucelose e tuberculose e exame andrológico.

Já estão participando da nova Prova – Tedescam 2002/03 – 36 animais pertencentes a nove criadores da ABSG. Estão na fase de adaptação dos animais, passando pelos procedimentos sanitários necessários (vermífugo, vacinação, carrapaticida). O encerramento está previsto para maio de 2003.

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir