16/04/2002

IZ promove palestra sobre uso de forrageira de inverno

As pastagens constituem-se a base econômica da exploração pecuária para a produção nacional de carne e leite. Para atender as necessidades de informações sobre o assunto o Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará promovendo dia 16 de abril, palestra sobre Uso de Forrageiras de Inverno, em Pariqueraçu (SP).

O evento tem por objetivo transmitir conhecimento sobre as diversas forrageiras no seu uso para alimentação animal.

Estão coordenando o evento os pesquisadores do IZ, Valdinei Tadeu Paulino e Roberto Hauck Reichert.

O curso é destinado a técnicos de nível superior e médio, pecuaristas e funcionários.

Esse projeto de pesquisa do IZ faz parte de um dos dez Programas do Governo Paulista: Incremento da competitividade das cadeias de proteína animal, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista.

O evento acontecerá no Pólo Regional de Desenvolvimento Sustentável dos Agronegócios do Vale do Ribeira (Antigo CEDAVAL/IAC), EM PARIQUERAÇU (SP). Mais informações e inscrições pelo telefone (13) 3822-9068, Registro (SP), ou na Rodovia Regis Bitencourt (Br-116) Km 460.

Pastagem

O uso de forrageiras de inverno apresenta-se como uma alternativa tecnológica que resulta em ganhos de peso dos animais e incremento na produção leiteira.

De acordo com o pesquisador Valdinei Tadeu Paulino, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nutrição Animal e Pastagens do IZ , a produção da pastagens em São Paulo é marcada por um período crítico hibernal (outono-inverno), quando as temperaturas e precipitações são baixas e limitantes ao desenvolvimento das plantas forrageiras.

"Nessa época a pastagem torna-se escassa e de baixa qualidade, afetando o desempenho animal. Os animais de corte perdem peso e o gado de leite diminui a produção", diz Paulino.

Espécies

Gramíneas anuais como aveia branca (Avena sativa), aveia preta (Avena strigosa), azevém (Lolium multiflorum), cevada (Hordeum vulgare) e centeio (Secale cereale) são algumas forrageiras de inverno recomendadas ao Estado de São Paulo.

A azevém, cevada e centeio são utilizadas para o pastejo direto. A azevém e as aveias também são recomendadas para pastejo direto, corte ou produção de grãos.

Já no grupo das leguminosas de inverno indicam-se a ervilhaca (Vicia sativa), tremoços (Lupinus), trevo vermelho (Trifolium pratense), trevo subterrâneo (T. subterraneum), trevo branco (Trifolium repens) e trevo vesiculoso (T. vesiculosum). A alfafa (Medicago sativa) e cornichão (Lotus corniculatus) podem ser utilizadas se não houver restrição com relação a umidade do solo.

Época de semeadura e de Pastejo

A semeadura dessas espécies é recomendada de março a junho. Temperaturas na faixa de 18oC e 23oC, mais freqüentes no final do outono e início do inverno ou ainda no final do inverno e início da primavera são ótimas para o crescimento dessas espécies. Assim, a aveia estaria sendo pastejada de junho a agosto e o azevém mais tarde de agosto a setembro.

Além da capacidade produtiva, acima de 10 toneladas de matéria seca por hectare por ano, as forrageiras de inverno destacam-se pela sua alta qualidade.

As espécies hibernais apresentam elevada qualidade e grande flexibilidade de uso, tanto através de cortes como de pastejo direto, seja contínuo ou rotativo, permitindo armazenamento como feno ou silagem.

A pastagem de inverno possibilita lotação média de até 2 unidades animais adultos (450 kg por animal) por hectare. A literatura relata ganhos de produção de até 2.300 kg de peso vivo por hectare/ano. Animais em engorda chegam a ganhar 1 kg por dia e vacas leiteiras, sem ração adicional, chegam a 15 litros por dia, incluindo manejo adequado dessas pastagens e manejo sanitário.

Data: 16 de abril, com carga horária 06 horas
Local: Polo Regional de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Ribeira (Antigo CEDAVAL/IAC), EM PARIQUERAÇU (SP). Rodovia Regis Bitencourt (Br-116) Km 460
Telefone(fax): (13) 3822-9068

LISLEY SILVÉRIO