NOTÍCIAS


13/04/2012

IZ sediou reunião da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável

 

A primeira assembleia do ano da APPS - Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável foi realizada no Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para escolha da nova diretoria e a reformulação do Estatuto da Associação.

 

Segundo informações da Boviplan, o motivo da criação da APPS surgiu da necessidade – dos profissionais ligados ao setor pecuário –, em buscar defesa aos constantes ataques sofridos, em sua grande maioria, decorrentes da desinformação de seus críticos.

 

Os compromissos assumidos pela APPS englobam desmistificar a pecuária como vilã no processo de degradação ambiental e mostrar que ela pode ser ambientalmente positiva; incentivar a recuperação de pastagens; buscar novas tecnologias para a produção sustentável; promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental da pecuária; e orientar a sustentabilidade em todas as esferas de influência.

 

De acordo o presidente reeleito, Rodrigo Paniago, “haverá um encontro de alinhamento entre os membros para moldar uma agenda avalizada por todos os associados”. Também, estão previstas para 2012, ações como o IV Encontro com Jornalistas; II Congresso da APPS e o Prêmio “Pecuária Sustentável”.

 

Nova diretoria - Rodrigo Paniago, sócio e consultor da Boviplan, foi reeleito por unanimidade após dois anos presidindo a Associação. A vice-presidência continua com Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria, sendo que os novos membros da nova diretoria são Pedro Veiga da Universidade Federal de Viçosa (Diretor Técnico), Paulo Araripe da Projepec (tesoureiro) e Roberto Risolia da Dow AgroSciences (Diretor de Comunicação).

 

Os membros atuais da APPS envolvem a Agripoint, Agroeconômica, Alcance, Atual, Bigma, Boviplan, Burgi, Carta Pecuária, Coan, Consupec, Dow AgroSciences, DTA, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Cerrados, Embrapa Informática, Embrapa Pecuária Sudeste, Exagro, ESALQ, Estação Experimental Fazenda Figueira, Instituto de Zootecnia, ACNB, Projepec, Projeta, Scot, TCA, Terra, UFMT e UFV. A diretoria diz que o número de entidades em 2012 pode aumentar, principalmente com a reformulação do estatuto da Associação.

 

Para o diretor geral, João Demarchi, o IZ tem tido participação efetiva como membro da associação desde a sua criação, entendendo que a mesma possa servir de alavanca para desmistificar a pecuária, especialmente a de corte, vista como vilã ambiental, “mas propor e executar ações que elevem a pecuária paulista e nacional a patamares técnicos, econômicos, sociais e ambientais que representem a verdadeira Pecuária Sustentável”, destacou.

 

“O ambiente da associação tem representado um ponto importante de captação de informações que possam nortear projetos de pesquisa institucionais e que os mesmos respondam rapidamente as demandas da sociedade”, salientou Demarchi.

 

A pesquisadora Flávia Maria de Andrade Gimenes, Pesquisadora Científica do IZ, diz que a Assembléia Ordinária da Associação foi muito positiva para estabelecer planejamentos futuros. “Participação de eventos, atuação em discussões em âmbito nacional informações técnicas aos debates sobre pecuária e sustentabilidade, treinamento de jornalistas, participação em redes sociais, divulgação da missão e objetivos da associação nas palestras de todos os associados”, falou.

 

A localização do IZ também facilitou a chegada de profissionais, vindos de todo o país, além da excelente infra-estrutura e atendimento do Centro de Comunicação aos convidados. O local já foi escolhido para sediar mais uma Assembléia. “A atuação do IZ na Diretoria da APPS é muito relevante dentro dos objetivos traçados pelo grupo”, destaca a pesquisadora

 

 

A Associação - Criada em 2009, a APPS é uma entidade sem fins lucrativos que optou por congregar empresas que se façam representar por profissionais da área de ciências agrárias e definiu que sua missão seria a difusão de tecnologias para a sustentabilidade da pecuária. Além das atividades realizadas a partir da associação, seus membros também atuam diariamente em prol da produção pecuária sustentável, através das ações de consultoria, assistência técnica, extensão rural diretamente junto ao produtor rural em todas as regiões produtoras do Brasil.

 

 

Assessora de Comunicação Institucional - IZ

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI – Publicitária

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413

E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br  | lisley@iz.sp.gov.br 

www.iz.sp.gov.br  

 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)

Rua Heitor Penteado, 56

CP 60 cep 13460-000

Nova Odessa (SP)

 

 

Redes sociais SAA: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr

http://twitter.com/agriculturasp
http://www.facebook.com/agriculturasp
http://www.youtube.com/agriculturasp
http://www.flickr.com/photos/agriculturasp

 

 

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir