NOTÍCIAS


12/06/2012

IZ, IB e CDA participam da Feicorte 2012

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), Instituto Biológico e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, vinculados a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), estão juntos com exposição de seus produtos e serviços tecnológicos durante a 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que ocorre entre 11 e 15 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes.

No espaço montado para a SAA, na entrada principal da feira, os visitantes terão a oportunidade de conferir as atividades das coordenadorias e Institutos de Pesquisa, voltadas ao setor, além de receber orientações e tirar dúvidas com a equipe de técnicos e pesquisadores da área.

O público poderá conhecer o trabalho de melhoramento genético feito pelo Instituto de Zootecnia, que leva para a Feira uma fêmea Nelore, doadora do Programa CRV Lagoa Embryo. Além de difundir a tecnologia do sistema GrowSafe, desenvolvido no Canadá. O IZ é a primeira instituição brasileira de pesquisa a instalar esse sistema. São alimentadores automáticos que registram, durante 24 horas todos os dados relacionados ao consumo de alimento e comportamento dos animais. “Com esse equipamento espera-se aumentar o conhecimento de características de eficiência alimentar em bovinos Nelore com abordagem multidisciplinar (genética quantitativa e genômica, nutrição e comportamento animal)”, destaca a diretora do Centro Renata Branco, doutora em Nutrição de Ruminantes.

O IZ ainda leva ao público informações sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte, tendo como destaque a avaliação da emissão de metano entérico de animais provenientes da avaliação do CAR - Consumo Alimentar Residual. É uma característica de eficiência alimentar calculada como a diferença entre o consumo observado e o consumo estimado levando-se em conta o peso metabólico e o ganho de peso. O CAR é importante não só pelos impactos econômicos diretos da redução do consumo de alimentos, como também pelos efeitos do impacto ambiental na redução da produção do metano proveniente da fermentação entérica dos ruminantes.

Para a avaliação, os animais são mantidos confinados em baias individuais e recebem, diariamente, quantidade de alimento conhecida. No início do dia seguinte a sobra do alimento é retirada, pesada e amostrada. Com essa prática, é possível determinar a quantidade exata de alimento consumido pelo animal. Posteriormente, em análise bromatológica das amostras das sobras, determina-se, também, a composição nutricional do que realmente cada animal consumiu.


IB e CDA - O Instituto Biológico (IB) apresenta na Feicorte seus produtos imunobiológicos para diagnósticos e vende publicações técnicas do setor. Já a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) vai orientar sobre doenças vesiculares. A Coordenadoria visa conscientizar os criadores sobre a importância da imediata comunicação de qualquer suspeita ao serviço veterinário oficial. A proposta é aprimorar o sistema de vigilância passiva, estabelecido no Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

De acordo com a SAA a Câmara Setorial de Carne Bovina, que funciona no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), reúne seus integrantes no dia 13 (quarta-feira), a partir das 14 horas, na sala Cedro. Na pauta, o Código Florestal e suas implicações na cadeia produtiva, a conjuntura das exportações de carne bovina e a situação da pecuária.

A Feicorte estará aberta das 9 às 20 horas, com entrada gratuita. O Centro de Exposições Imigrantes fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo.



Assessora de Comunicação Institucional - IZ

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413

E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br  | lisley@iz.sp.gov.br 

www.iz.sp.gov.br

 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)

Rua Heitor Penteado, 56

CP 60 cep 13460-000

Nova Odessa (SP)

 

Redes sociais SAA: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr 

 


Publicado desde 12/06/2012


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir