NOTÍCIAS


26/06/2012

Pesquisador do IZ é co-autor do livro “Estoques de Carbono e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária Brasileira”

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, através do diretor geral do IZ, João José Assumpção de Abreu Demarchi, contribuiu com tema emissão de metano em bovinos no livro da Embrapa “Estoques de Carbono e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária Brasileira”.

 

De acordo com o pesquisador do IZ, João Demarchi, que atua na área de zootecnia, com ênfase em avaliação, produção e conservação de forragens, considera muito importante colaborar com os estudos científicos no que diz respeito a assuntos relacionados ao GEE, sendo co-autor de um dos capítulos. “Fomos os primeiros do Brasil a medir esse gás me bovinos de corte”, destaca Demarchi.

 

A obra, que está dividida em dez capítulos, apresenta a contribuição da Embrapa e de instituições parceiras ao avanço do conhecimento sobre emissões de gases de efeito estufa (GEEs) no setor agrícola brasileiro. É fruto dos esforços de mais de 30 autores – pesquisadores de 15 Unidades da Embrapa, cinco Universidades e três institutos de pesquisa do Brasil, além de integrantes da rede de pesquisa AGROGASES - Dinâmica de Carbono e Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Produção Agropecuária, Florestal e Agroflorestal Brasileiros, estruturada pela Embrapa em 2003.

 

Segundo o departamento de marketing da Embrapa Informações Tecnológicas, os resultados apresentados na publicação estão a geração de valores específicos de fatores de emissão de gases como o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) para as condições agropecuárias brasileiras, sendo os mesmos confrontados com os valores apresentados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

O livro apresenta análises relacionadas ao balanço positivo de nitrogênio dos sistemas agrícolas, principalmente sob plantio direto, e outras, que dizem respeito aos fatores de emissão de metano em sistemas de produção de arroz irrigado. Traz, ainda, análises referentes à recuperação de pastagens degradadas para promover o sequestro de carbono nos solos, além de informações sobre o grande impacto positivo causado pelo reflorestamento com espécies de importância econômica.

O uso de leguminosas forrageiras para a fixação biológica do nitrogênio do ar e aspectos presentes no sistema de produção da pecuária bovina, de corte e de leite, também estão entre os temas que o leitor de Estoques de carbono e emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira poderá conhecer e entender melhor.

Outras informações sobre o livro podem ser obtidos na livraria Embrapa e no Facebook www.facebook.com/livrariaembrapa

 

 

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI - Publicitária
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ

Fone: (19) 3466.9434
E-mail:
lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br
 
Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP) 

 

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir